316 views 4 mins

Graham Bell e o telefone

em Tecnologia
quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Alexander Graham Bell é considerado o inventor do telefone.

Vivaldo José Breternitz (*)

Na realidade, ele foi um dos muitos estudiosos que desenvolveram a tecnologia, mas levou uma vantagem sobre os demais: após uma longa luta na justiça, conseguiu patentear o telefone. Nascido na Escócia, viveu no Canadá e posteriormente nos Estados Unidos.
Bell buscava desenvolver uma tecnologia que ajudasse os deficientes auditivos (seus pais eram surdos), mas acabou chegando ao telefone. Consta que a primeira chamada telefônica foi feita por Bell de uma sala para outra de seu laboratório, tendo Bell dito ao seu assistente que atendera à ligação: “Mr, Watson, come here”. Isso aconteceu em 10 de março de 1876.
O sucesso foi instantâneo, e o telefone maravilhou multidões que foram à exposição que comemorava o centenário dos Estados Unidos, realizada naquele mesmo ano em Filadélfia – D. Pedro II esteve presente e entusiasmou-se pela invenção, tendo sido o primeiro acionista da Bell Telephone System, empresa de telefonia fundada por Bell em 1877.
Dois anos depois, aos 32 anos, Bell pode deixar suas funções executivas na empresa: estava rico e famoso. Passou então a dedicar-se à filantropia e a outras pesquisas, enquanto a Bell e suas subsidiárias continuaram crescendo. Um de seus braços mais importantes foram os Bell Labs, laboratórios de pesquisa pelo qual passaram pesquisadores famosos, inclusive diversos ganhadores do Prêmio Nobel.
Sob outros nomes, especialmente AT&T, a Bell manteve o monopólio dos serviços de telecomunicações nos Estados Unidos, até que pressões do governo e opinião pública levaram à sua divisão em diversas companhias, ao redor de 1980.
Bell também é considerado o inventor do detetor de metais e dos hidroplanos, tendo também trabalhado no aperfeiçoamento de aviões e planadores.
Curiosamente, Bell nunca teve um telefone em seu escritório particular. Morreu em 1922, aos 75 anos de idade; foi enterrado em um caixão feito pelos seus funcionários. No horário do enterro, todo serviço telefônico nos Estados Unidos e Canadá foi suspenso por um minuto.
Quando o inventor Thomas Edison morreu em 1931, houve a sugestão no sentido que se prestasse a ele um tributo similar, suspendendo todo o serviço de eletricidade – em função dos riscos, a ideia não foi adiante, mas o presidente americano Herbert Hoover decidiu homenagear Edison apagando todas as luzes na Casa Branca por um minuto em na noite do funeral; ele encorajou todos os americanos a fazerem o mesmo, o que ocorreu às 22 horas de 21 de outubro de 1931, três dias após a morte de Edison e exatamente 52 anos após o lançamento de sua mais conhecida invenção, a lâmpada elétrica.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas