173 views 2 mins

Google está trocando a China pela Índia

em Tecnologia
quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Depois da Apple, o Google também começa a transferir a produção de seus dispositivos da China para a Índia, conforme anunciou no evento “Make in India”, realizado há alguns dias em Nova Delhi.

Vivaldo José Breternitz (*)

“Estamos comprometidos em ser um parceiro confiável no crescimento digital na Índia”, escreveu o CEO do Google, Sundar Pichai, em um post no X, antigo Twitter.

Já em 2024, o Google começará a produzir na Índia os smartphones das séries Pixel 8 e 8 Pro, apresentados nas últimas semanas; mais tarde estenderá a atividade a outros modelos.

A mudança para a Índia permite ao Google diversificar a sua cadeia de suprimentos, atualmente fortemente dependente da China. Devido às tensões entre o país e os Estados Unidos, as empresas de alta tecnologia têm procurado novas localizações para suas plantas.

A Índia atraiu os maiores nomes do cenário tecnológico internacional, como a Apple e a Samsung, que ao longo dos anos tem investido em fábricas locais. A Apple começou a produzir iPhones na Índia já em 2017, inicialmente modelos mais antigos e agora os mais modernos – uma grande quantidade de iPhones 14 e 15 já foram fabricados no país.

Movimentos como esses e rumores acerca da solidez de bancos chineses, são sinais de alerta quanto ao futuro desse país.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.