122 views 3 mins

Gerador de energia solar garante uso do ar-condicionado com redução na conta

em Tecnologia
sexta-feira, 23 de outubro de 2020

O verão ainda nem chegou e diversas cidades registraram as maiores temperaturas de suas histórias. Neste cenário, usar o ar-condicionado deixa de ser um luxo e passa a ser uma necessidade, mas o consumo de energia acaba pesando no bolso, já que nos meses de verão intenso ele pode afetar a conta de luz em mais de 50%.

Mas já é possível deixar o ar-condicionado ligado o dia todo sem se preocupar com a conta de luz.

Com os geradores Zero Grid isso não só é possível, mas também é uma atitude sustentável já que a energia solar é limpa, gratuita e renovável. A tecnologia dos geradores é perfeita para o uso do ar-condicionado. É um gerador com várias tensões (trifásica, bifásica ou monofásica) projetado para se conectar em paralelo à rede, mas com injeção de energia zero. Sua função é gerar energia solar atendendo o autoconsumo imediato, sem armazenamento.

Além de garantirem mais independência em relação à rede, eles também podem ser usados em combinação ON Grid + Zero Grid, o que permite sua aplicação em pequenos, médios e grandes projetos, sem a necessidade de reapresentar um projeto ou alterar o contrato de demanda com a concessionária de energia elétrica.
Esse sistema também pode ser instalado em condomínios e áreas nas quais a concessionária não autoriza a injeção na rede.

Principais benefícios: autoconsumo imediato; zero Emissão CO2; zero taxas; zero tarifas; zero impostos; zero injeção; zero demanda contratada; zero regulação da Aneel; alta eficiência e gerenciamento inteligente de energia (Smart Energy Manager); monitoramento preciso (on line) de geração e consumo.

O sistema que abastece a central de ar-condicionado da Aldo Solar utiliza um inversor Growatt de 60 Kwp. O conjunto abarca 180 painéis com 72KWp da marca Trina Mono Perc e gera 86% da energia consumida pelo sistema, gerada pelo sol. Apenas 14% é fornecida pela concessionária, o que permitiu uma significativa redução das despesas com a fatura de energia, por meio do autoconsumo imediato. E sem a necessidade de aumento do contrato de demanda.

De acordo com Aldo Pereira Teixeira, Aldo Solar, “o sistema Zero Grid significa uma mudança impactante no mercado, uma vez que o investimento é menor e o retorno é mais rápido. Essa solução revolucionária foi introduzida pela Growatt, de forma simplificada. É fácil de instalar em qualquer local, com dimensões reduzidas, de forma inteligente e de manutenção igualmente simples”. Mais informações: (https://www.aldo.com.br/blog/).