73 views 3 mins

fuse IoT adota estratégia para ampliar aplicação de IoT por pequenas e médias empresas

em Tecnologia
segunda-feira, 05 de julho de 2021

Pesquisa realizada pelo Gartner, no final do ano passado, mostrou que apesar dos impactos financeiros causados pela Covid-19, 47% das companhias de diferentes setores no mundo planejam aumentar os investimentos em IoT. Indicou também que os gastos mundiais com equipamentos eletrônicos e de comunicações para dispositivos de IoT, atingiram US$ 14,7 bilhões em 2020, número que representa um crescimento de 6% e relação ao ano anterior.

Com a chegada e disseminação do 5G no mercado nacional, a tendência é que as aplicações financeiras em IoT se multipliquem ainda mais. A fuse IoT, empresa focada na criação e implementação de soluções de Internet das Coisas (IoT), acredita que a adoção de dispositivos IoT crescerá significativamente no mercado brasileiro não só pelas grandes empresas, mas também pelas pequenas e médias companhias, que poderão investir em soluções IoT com sua plataforma unificada de dados.

A transmissão de maior quantidade de dados, com tempo de resposta dez vezes menor do que o da rede 4G, além de conexões simultâneas, com menor consumo de energia, já é uma realidade em países como China, Coréia do Sul e Reino Unido. “No Brasil, a adoção da tecnologia IoT ainda é incipiente, apesar de todo seu potencial, para ajudar as empresas a inovar e transformar digitalmente a vida em sociedade, porque falta largura de banda e latência para garantir melhor desempenho dos dispositivos”, diz Murilo Silva, sócio-diretor da fuse IoT.

Segundo ele, a expectativa é que a vinda do 5G possa ajudar a tornar algumas demandas factíveis, mas é preciso compreender que o IoT vai além dessa entrega e projetos customizados com esta tecnologia podem se tornar acessíveis inclusive para o mercado de Pequenas e Médias Empresas (PME’s).
A fuse IoT está pronta para apoiar a ampla adoção de IoT pelas PME´s, com uma estratégia de implementação de projetos as a service, que incluem monitoramento de dados em tempo real por meio de uma plataforma única e treinamento dos profissionais. “A competição entre as PME’s será maior e o novo modelo de negócios oferecido pela fuse IoT será entregue com um pacote de serviços completo, com treinamento, suporte e entrega de valor que se faz na ponta. Vamos facilitar de forma significativa os projetos esse nicho de mercado, de acordo com a demanda de cada cliente”, afirma Silva.

A fuse IoT tem a missão de fomentar a cultura digital em empresas de todos os portes, mas devido à maior dificuldade de acesso às informações e implementação de projetos nas pequenas e médias empresas, constatou-se que era necessário ter uma estratégia diferenciada para este segmento.