90 views 3 mins

Ford procura combater caloteiros

em Tecnologia
quinta-feira, 02 de março de 2023

Um recente pedido de patente da Ford mostra uma nova maneira, bizarra, de retomar carros financiados se os proprietários não fizerem os pagamentos em dia.

Vivaldo José Breternitz (*)

A Ford entrou com o pedido de patente em agosto de 2021, mas a mesma ainda não foi concedida. A ideia é que os carros sejam dotados de uma funcionalidade que tranque o carro, impedindo o acesso do proprietário ao mesmo, segundo ela, visando enfrentar os casos de proprietários “não cooperativos” que tentarem “impedir a operação de reintegração de posse doi veículo”.

No pedido de patente, a Ford descreve um “sistema de reintegração de posse computadorizado”, que avisaria o proprietário acerca de atrasos de pagamentos e, em um segundo momento, persistindo os atrasos, desabilitaria determinadas funcionalidades do veículo, tais como computador de bordo, GPS, ar condicionado e rádio. O sistema também pode fazer com que o carro comece a emitir um “som incessante e desagradável, acionando um beep ou o rádio do carro”, sempre que o motorista estiver presente.

Se os atrasos persistirem, o carro pode trancar-se, com algumas ressalvas, como por exemplo, bloqueando seu uso nos finais de semana.

Alternativamente, o sistema pode definir uma área ao redor da residência do motorista, que só poderá usar o carro nessa área. Além disso, poderia haver bloqueios limitados a determinados dias ou horários do dia.

No caso de veículos autônomos, as medidas poderiam ser ainda mais radicais, com o carro tomando a iniciativa de se locomover até um local onde se encontra um guincho, ou pátio para veículos apreendidos.

O pedido de patente ainda especifica que, antes de ir a um desses locais, o sistema pode se comunicar com o computador da instituição credora para descobrir o valor de mercado do carro, e caso não valha a pena a recuperação, o veículo poderia ir diretamente para um ferro-velho.

Indagada acerca do assunto, a Ford disse que pedidos de patente fazem parte de um processo que procura manter viva sua cultura de inovação e que em 2022 a empresa obteve mais de 1.300 patentes, mas nem todas serão incorporadas aos seus produtos e processos.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.