Vivaldo José Breternitz (*)
É natural fazermos comparações entre o TikTok e o Facebook, especialmente neste momento em que este está se reformulando, claramente procurando ficar mais parecido e concorrer com seu rival, que vem crescendo muito rapidamente.
Falando à CNBC, Blake Chandlee, alto executivo do TikTok, deixou claras as diferenças entre as duas empresas, dizendo que o Facebook é uma plataforma social, enquanto o TikTok é uma plataforma de entretenimento, e que a tentativa do Face de concorrer com o TikTok não terá sucesso.
Chandlee tem autoridade para falar, pois antes de ir para o TikTok, em 2019, foi executivo do Facebook por 12 anos, liderando as parcerias globais da empresa e lembrou à CNBC a disputa entre o Face e a fracassada rede social Google+ – o Face venceu a luta pois era uma rede social consolidada, com experiência suficiente para bater o Google+.
A situação agora é similar, pois o entretenimento está no DNA do TikTok e o Face talvez consiga sucesso nessa área caso se afaste completamente de seus valores como rede social, o que Chandlee não acredita que que vá acontecer.
Esses comentários devem ser avaliados com cuidado, lembrando que é trabalho dos executivos das empresas falar sobre seus produtos, sobre como eles são diferentes e melhores que os dos concorrentes.
Essas batalhas de gigantes podem, às vezes, chegar a finais inesperados. Resta esperar para vermos o que acontecerá.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT