103 views 2 mins

Exame da retina pode detectar risco de problemas cardíacos

em Tecnologia
quinta-feira, 06 de outubro de 2022

Uma ferramenta de inteligência artificial chamada Quartz, que escaneia os olhos de uma pessoa, pode prever com precisão riscos de problemas cardíacos dessa pessoa em menos de um minuto, conforme matéria publicada pelo British Journal of Ophthalmology.

Vivaldo José Breternitz (*)

A ferramenta foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores liderada pela professora Alicja Rudnicka, da University of London, que concluíram que a análise das imagens das veias e artérias da retina, pode indicar riscos de doenças cardíacas e Acidentes Vasculares Cerebrais. A Quartz leva em conta o histórico do paciente, como tabagismo, pressão alta e ataques cardíacos anteriores.

Doenças desse tipo são as principais causas de problemas de saúde e morte em todo o mundo.

O avanço pode permitir que oftalmologistas e outros profissionais de saúde realizem exames usando uma câmera que registra imagens que serão a seguir analisadas pela inteligência artificial, deixando de serem necessários exames de sangue ou verificações de pressão arterial.

Esses exames, realizados em cerca de um minuto, são baratos, eficazes, não invasivos e em breve estarão disponíveis para o uso da população, podendo ser realizados em consultórios e inclusive sinalizando a necessidade de atendimento urgente do paciente.

Outros professores, como Ify Mordi e Emanuele Trucco, da University of Dundee, que não estavam envolvidos no estudo, disseram que a ideia de exames como estes é atraente, e que os resultados fortalecem as evidências geradas por outros estudos no sentido de que a retina pode ser uma fonte de informações útil e disruptiva na área médica.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.