
O Departamento de Estado dos EUA anunciou uma recompensa de US$ 10 milhões por informações sobre hackers que “desenvolveram atividades cibernéticas maliciosas contra a infraestrutura crítica dos EUA, em nome do governo russo”.
Vivaldo José Breternitz (*)
Os hackers procurados são Marat Valeryevich Tyukov, Mikhail Mikhailovich Gavrilov e Pavel Aleksandrovich Akulovof, que segundo postagem no X feita pelo Departamento de Estado, pertencem ao Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), que teria como alvo principal mais de 500 empresas do setor energético em 135 países.
O Departamento de Justiça dos EUA denunciou esses hackers em 2022, informando que entre maio e setembro de 2017, os mesmos instalaram malware nos sistemas de uma refinaria, fazendo com que a mesma operasse de forma insegura, tornando-a vulnerável a danos que poderiam gerar ferimentos em pessoas próximas e prejuízos econômicos.
Segundo o site The Register, Tyukov, Gavrilov e Akulovof exploravam uma vulnerabilidade em equipamentos da Cisco, vulnerabilidade essa também explorada por outros grupos, e que foi tornada pública e corrigida pela Cisco em 2018, embora hardware antigo continuasse operando sem que a correção tivesse sido feita.
A publicação do Departamento de Estado no X também forneceu instruções sobre como enviar informações a respeito dos hackers.
Outras recompensas oferecidas, algumas em função de “atividades cibernéticas maliciosas” e outras devidas a casos de sequestro, estão disponíveis no site do Rewards for Justice, do Departamento de Estado.
Parece que voltamos à época dos filmes de faroeste, onde era comum a presença de cartazes do tipo “Procurado Vivo ou Morto” …
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor e consultor – [email protected].
*******************************************************************
Prezado(a) leitor(a),
Gostaríamos de convidá-lo(a) a participar de uma breve pesquisa. Suas respostas nos ajudarão a entender melhor o perfil de nossos leitores e a direcionar nossos esforços para oferecer o melhor jornalismo de negócios.
PESQUISA JORNAL EMPRESAS E NEGÓCIOS


