179 views 2 mins

EUA: Amazon pode deixar de operar com os Correios

em Tecnologia
segunda-feira, 08 de dezembro de 2025

A Amazon está considerando encerrar seu contrato de longa data com o Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) e expandir sua própria rede nacional de entregas, segundo o The Washington Post.

Vivaldo José Breternitz (*)

O acordo atual entre a gigante do comércio eletrônico e o USPS expira em outubro de 2026. As duas partes passaram meses negociando como seria a próxima versão do contrato, mas essas negociações foram complicadas pelos esforços do presidente Trump no sentido de privatizar o USPS, relata o Post.

Pelo acordo vigente, a Amazon paga bilhões de dólares anualmente ao USPS para distribuir pacotes, representando cerca de 7,5% da receita da agência em 2025.

“O USPS é um parceiro de longa data e confiável, e continuamos comprometidos em trabalhar juntos”, disse o porta-voz da Amazon, Steve Kelly, em comunicado, acrescentando que a empresa está discutindo “formas de estender nossa parceria”.

Mas Kelly afirmou que a Amazon ficou “surpresa ao ouvir” que o USPS deseja “realizar um leilão” para parte de sua capacidade de envio.

“Portanto, ainda temos muito a resolver. Diante da mudança de direção (do USPS) e da incerteza que isso acrescenta à nossa rede de entregas, estamos avaliando todas as nossas opções que garantam que possamos continuar a entregar adequadamente aos nossos clientes”, disse ele.

A Amazon já opera uma ampla rede de transporte que inclui aviões, caminhões, vans e um nascente serviço de entrega por drones, que no entanto vem enfrentando vários problemas, incluindo acidentes e mais recentemente, uma investigação da Administração Federal de Aviação. A empresa também está desenvolvendo veículos autônomos por meio de sua subsidiária Zoox.

Enquanto isso, no Brasil, os Correios, quebrados e prestando péssimos serviços, ainda pretendem mandar a todos os brasileiros uma conta de mais R$ 20 bilhões…

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].