94 views 2 mins

Especialista dá dicas sobre como abrir e gerenciar uma startup

em Tecnologia
terça-feira, 22 de outubro de 2019

Modelo de negócios cresce a cada ano e, de acordo com a Abstartups, o Brasil já conta com mais de 12 mil empresas.
O número de startups no Brasil só cresce. Segundo um recente levantamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o país mais que triplicou nos últimos quatro anos, passando de 4.151 para 12.600 – um salto de mais de 200%. Mas para montar e administrar um modelo de negócios de forma eficiente é preciso alguns cuidados.
De acordo com a estrategista de negócios e vice-presidente da ABstartup, Tânia Gomes, abrir uma empresa vai muito além de ter uma ideia inovadora. “Muitos relacionam o termo startup com tecnologia, mas qualquer empresa de qualquer segmento é considerada uma startup”, afirma. Hoje os setores com maior número de soluções são: Educação (7,15%), Finanças (4,13%), Saúde/Bem-estar (3,67%), Internet (3,22%) e Agronegócio (3,15%).
Para obter sucesso, a estrategista pontuou algumas dicas importantes para desenvolver um modelo de negócios escalável e sem aumento proporcional dos seus custos. “Antes de apostar todas as fichas, é preciso conhecer o mercado e buscar identificar seu consumidor e seus concorrentes. Nem sempre o novo empreendedor tem verba para começar uma empresa, então é importante saber onde procurar bons parceiros e investidores, como o investidor-anjo, pessoas físicas com capital próprio que investem em empresas nascentes e com alto potencial de crescimento”, explica Tânia.
Além disso, investir numa equipe comprometida faz toda diferença, seja em qualquer porte de empresa. “Em startups o trabalho é sempre colaborativo. É importante reunir bons profissionais que pensem, inclusive, fora da caixa, e que estejam a par de todo o processo de criação e desenvolvimento”.
É preciso ficar atento aos termos jurídicos pois funcionam da mesma forma que qualquer outra empresa, seguindo todo os trâmites padrões e pagamento de impostos. “Por fim, mas não menos importante, seja persistente. Não desista e saiba lidar com os erros e fracassos. Este é o segredo do sucesso”, conclui Tânia.