88 views 2 mins

Empresas buscam profissionais de tecnologia

em Tecnologia
sexta-feira, 09 de abril de 2021

Aulas online, compras pelo celular, games etc. Por trás de tantas tecnologias está uma ocupação profissional em alta no mercado de trabalho: a de desenvolvedor web ou programador. Este profissional tem função chave para diversas áreas. Sua atuação pode ir da criação de sites e jogos até a automação de empresas.

De acordo com o levantamento realizado pela empresa de recrutamento Catho, comparando o período de março a agosto de 2019 e 2020, houve um crescimento de 55% nas oportunidades de emprego para desenvolvedores web.

A Generation Brasil, organização sem fins lucrativos que oferece gratuitamente um curso de três meses de desenvolvedor web júnior, identificou um aumento de 160% na procura pelo curso. Em relação aos empregadores, a entidade registrou aumento na procura por seus alunos para as vagas disponíveis. Esse movimento começou no último trimestre de 2020 e permanece nos primeiros meses de 2021.

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revela que esta é uma função promissora. De acordo com os dados apurados, a expectativa é que até 2024 sejam abertos 420 mil novos postos de trabalho em Tecnologia da Informação (T.I).

Ter profissionais capacitados é um fator de extrema importância para o desempenho sustentável do negócio, afirma Gabriela Paranhos, COO da Generation Brasil para a América Latina, “por isso a acirrada busca por mão de obra qualificada”.

De acordo com a Generation Brasil, a taxa de empregabilidade após a realização de seu programa de formação é de 84%. Outro ponto importante constatado pela ONG é o aumento da renda individual do aluno em cinco vezes, depois que ele é inserido no mercado de trabalho.

“Para aproveitar o nosso curso ao máximo é importante ter afinidade com tecnologia. Mas tão importante quanto é conseguir desenvolver as habilidades interpessoais e qualidades como organização, resiliência e objetividade”, afirma Gabriela.

Para participar conhecer mais a entidade e participar dos processos seletivos, acesse: www.brazil.generation.org