134 views 4 mins

Empreendedorismo na era digital: o que você precisa saber?

em Tecnologia
segunda-feira, 16 de agosto de 2021

O mercado de trabalho mudou – e muito – no Brasil e no mundo. Se antes as pessoas estavam em busca de maiores salários, hoje procuram empregos flexíveis, prazerosos e, é claro, oportunidades que lhes oferecem boas condições de trabalho.

Diante desse cenário, é possível perceber que o empreendedorismo tem ganhado força no Brasil. De acordo com Diego Arruda, consultor e especialista em empreendedorismo, muitas pessoas decidem abrir um negócio para realizar um sonho e, também, para ter mais qualidade de vida.

“O Brasil nunca teve tantos empreendedores. Em 2020, o Governo Federal informou que mais de um milhão de CNPJs (Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica) foram abertos em um período de seis meses. Esse cenário é impulsionado pela crise, mas, também, por pessoas que buscam melhores condições de trabalho”, explica o consultor.

Além das razões citadas acima, Arruda destaca um aspecto que não pode ser ignorado: a era digital. “O mundo digital trouxe ainda mais oportunidades para quem deseja empreender. Se antes as pessoas precisavam se preocupar, por exemplo, em alugar um imóvel comercial para começar seu negócio, hoje podem dar início a tudo por meio da internet”, aponta o especialista.

Contudo, para se adequar a esse contexto tecnológico, Arruda explica que o empreendedor digital deve apresentar algumas características – que não são, necessariamente, encontradas no empreendedor tradicional.

“Os empreendedores digitais são, na maioria dos casos, pessoas proativas, que buscam fazer sempre mais para alcançar resultados. Além disso, são muito comunicativos, pois precisam usar a internet – e as redes sociais, mais especificamente – para fazer seu negócio dar certo. Por fim, é importante que esse empreendedor seja uma pessoa atualizada, o que significa que ele deve acompanhar as novidades do seu setor e também da tecnologia, para sempre trazer diferenciais competitivos ao seu negócio”, explica o consultor.

Assim como a modalidade tradicional, o empreendedorismo digital traz vantagens e desafios. “Ter o próprio negócio é uma ótima alternativa para quem deseja ter flexibilidade e autonomia na jornada de trabalho. Afinal, você será seu próprio chefe. Além disso, destaco que a maior vantagem de empreender no universo digital é não precisar de um alto investimento inicial. Isso dá mais oportunidades para quem deseja realizar esse sonho”, conta Arruda.

Por fim, o especialista destaca os desafios que o empreendedor digital pode encontrar em sua jornada e, também, como superá-los. “No início, é provável que você passe por uma instabilidade, uma vez que não haverá a garantia de um salário fixo. Por isso, indico que, antes de começar seu negócio, você tenha uma reserva financeira de emergência. Tente guardar, no mínimo, recursos suficientes para te manter durante seis meses caso algo não saia como o esperado”, finaliza Arruda.

(Fonte: Diego Arruda é especialista em ajudar pessoas a empreender e a descobrir oportunidades de negócios. Por meio de consultorias e treinamentos, ajuda a revelar nichos de mercado para parceiros e para clientes).