Forte atuação das marcas em redes sociais, estratégias de SEO, produção de conteúdo para as mídias online, plataformas de vendas via internet e experiência do usuário
Sem dúvidas, em algum momento durante uma navegação na internet, todos nós já nos deparamos com pelo menos um destes termos, mas o que será que tudo isso tem em comum? Se a sua resposta foi “marketing digital”, saiba que está correta!
Traduzindo para uma linguagem mais simples, o marketing digital pode ser entendido como um plano de ações para promover e agregar valor a uma marca e/ou produto no ambiente online. Seja para apresentar uma empresa, impulsionar as vendas ou, até mesmo, criar e estreitar relacionamento com o público-alvo, este segmento tem registrado um grande boom nos últimos tempos, graças à ascensão das redes sociais e dos recursos da internet.
A fim de dar uma força extra àqueles que ainda estão engatinhando quando o assunto é vendas na internet, Luiz Felipe Grossi, CEO e cofundador do Instituto Brasileiro de Presença Digital, plataforma de marketing digital que auxilia empreendedores de todos os segmentos e portes a criarem um canal de vendas online – o IBPD -, preparou um “dossiê” explicando os principais conceitos da área e como aplicá-los de maneira eficiente no seu modelo de negócios. Confira!
Otimize as buscas da sua marca por meio do SEO – Sabe por que algumas buscas estão logo nas primeiras páginas dos buscadores, enquanto outras de mesmo tema estão lá para o final? Ou, ainda, quando você começa a digitar algo na lupa e começam a aparecer outras pesquisas com as mesmas palavras-chave? Bem, o SEO é um dos grandes responsáveis por isso!
De forma resumida, o chamado Searching Engine Optimization nada mais é que a otimização de mecanismos de buscas. Logo, o SEO é um conjunto de estratégias de marketing, boas escolhas de termos-chave e a inclusão de hiperlinks e links patrocinados, a fim de trazer relevância ao conteúdo e aumentar a “pontuação” do seu conteúdo e, consequentemente, visibilidade e geração de leads da sua marca, produto ou empresa.
Invista na presença nas redes sociais – Sabia que, em média, o brasileiro passa mais de 3h30 utilizando as redes sociais por dia? Com o uso de smartphones, smartwatches e computadores cada vez mais presentes em nosso dia a dia, as redes sociais tornaram-se um ponto de encontro entre grande parcela da população, então por que não usar isso a favor de sua marca?
Essas plataformas auxiliam as empresas a terem um contato mais dinâmico, próximo e, até mesmo, humanizado com seu público, bem como a possibilidade de pulverização orgânica rápidas e feedbacks, respostas e mensuração de resultados quase que instantâneos. E, o melhor: há maneiras de impulsionar a visibilidade de seu post de maneira gratuita e paga – essa última por um preço muito menor e competitivo em relação às mídias tradicionais.
Conteúdo de qualidade para o público é a alma do negócio – Não basta apostar na presença digital se o conteúdo que você está disponibilizando não for qualificado! Por isso, o marketing de conteúdo é o seu braço direito neste quesito. Essa área é a responsável pela criação de uma estratégia robusta e mais assertiva, trazendo textos, pílulas, artigos, blogs e até mesmo e-books de temas importantes e de relevância para o seu setor, posicionando-o como um especialista na área.
Logo, o marketing de conteúdo auxilia na “evangelização” do mercado, porém de uma maneira mais sutil e persuasiva.
E-mail marketing, um clássico que nunca sai de moda – Engana-se quem pensa que o e-mail marketing é apenas um conteúdo que deve ser destinado ao Spam ou ao lixo eletrônico das correspondências. Essa importante ferramenta dentro do marketing digital consiste em estabelecer um canal direto de comunicação com o seu target por meio de disparos a uma lista de contatos conteúdos sobre produtos novos e informações relevantes, por exemplo, a fim de estreitar a relação com os leads e na conversão efetiva de vendas.
Mas, atenção: cuide para não ser invasivo e estabeleça, sempre, uma comunicação fluida, humanizada e que agregue valor ao seu consumidor!
A migração para o ambiente digital, sem dúvidas, deixa de ser uma escolha e agora passa a ser um pré-requisito básico para garantir bons resultados e visibilidade dos negócios. Por isso, é de suma importância entender os mecanismos de marketing, investir em boas práticas e ter boas doses de criatividade para a receita do sucesso da sua marca. Invista nesta ideia!
Fonte e mais informações: Instituto Brasileiro de Presença Digital (www.ibpresencadigital.com.br).