125 views 2 mins

Disparam as vendas de Chromebooks

em Tecnologia
quinta-feira, 06 de maio de 2021

Um Chromebook é um notebook criado pelo Google e, normalmente, fabricado por uma empresa parceira

Vivaldo José Breternitz (*)

A máquina traz o sistema operacional Chrome OS, uma espécie de Google Chrome ampliado, criado pela mesma empresa e que funciona totalmente baseado na web. Apesar disso, é possível usar o equipamento e suas principais ferramentas offline, ou seja, sem nenhuma conexão com a internet.

O aparelho começou a ser vendido em meados de 2011 e se destaca por suas configurações simples e por ser muito leve; normalmente dispõe de portas USB que podem ser utilizadas por dispositivos de armazenamento como pendrives e HDs externos. Existem em diversos tamanhos, com a tela variando entre 11 e 15 polegadas.

As vendas dessas máquinas vêm crescendo de forma impressionante: enquanto as vendas de PCs e tablets, como um todo, cresceram 53% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, as vendas de Chromebooks cresceram 275%.

A HP é líder de mercado, tendo sua participação saltado de 18,6% para 36,4%; Lenovo, Acer, Samsung e Dell vêm em seguida.

O crescimento das vendas dos Chromebooks vem sendo impulsionado principalmente pelo setor de educação, em função das aulas virtuais – anteriormente esse tipo de máquina não fazia grande sucesso, em especial no mundo corporativo. Agora, essa realidade parece estar mudando, pois o aumento de sua popularidade entre os consumidores e clientes comerciais tradicionais atingiu novos patamares ao longo do ano passado.

As vendas de tablets também tiveram um bom trimestre, após um período de vendas medianas; a educação também foi o grande fator motivador. A Apple liderou a categoria com 38,2% do mercado, com Samsung e Lenovo vindo a seguir.

Considerando PCs e tablets, a Lenovo é a líder de mercado, seguida pela Apple e HP.

Como a Lei da Oferta e da Procura, não foi revogada, esse aumento de vendas ajuda a explicar os últimos aumentos dos preços desses equipamentos.

(*) É Doutor em Ciências pela USP, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.