160 views 2 mins

Disney lança inteligência artificial que envelhece ou rejuvenesce rostos

em Tecnologia
quinta-feira, 08 de dezembro de 2022

A Disney desenvolveu uma inteligência artificial que permite rejuvenescer ou envelhecer a aparência das pessoas de forma mais rápida e precisa, voltada à criação de filmes ou programas de televisão.

Vivaldo José Breternitz (*)

A nova inteligência chama-se FRAN, sigla para Face Re-aging Network, algo como “rede para alteração da idade facial” e permite que essas alterações de idade possam ser feitas de forma automática, ao contrário de outras técnicas que exigem intervenção de técnicos.

A FRAN oferece um conjunto de ferramentas para ajustar o efeito da idade no rosto de uma pessoa de forma precisa e direta, o que é importante na produção de cinema ou televisão, onde às vezes o mesmo ator interpreta seu personagem em diferentes fases da vida ou em casos em que um ator interpretará um personagem muito mais novo ou mais velho.

FRAN funciona satisfatoriamente trabalhando com rostos entre 18 e 85 anos com diferentes expressões, em movimento e sob condições diferentes de iluminação; seu uso pode facilitar e acelerar a produção de filmes e programas de TV.

Ainda não é um sistema perfeito, pois apresenta algumas dificuldades, como tratar rostos muito jovens. Além disso, pode vir a ser usado para fins escusos, especialmente ajudando a gerar deep fakes.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.