Com o movimento de desaceleração da economia, em virtude do coronavírus, as médias e pequenas empresas começam a enfrentar dificuldades nos negócios, sem prazo de quando a recuperação acontecerá. O sócio da X8 Investimentos, gestora que investe em médias empresas, Carlos Miranda, explica que o momento pode ser propício para identificar novos modelos e oportunidades. A X8 foca seus investimentos em empresas que apresentem rápido crescimento, gestores excepcionais e que gerem alto impacto na sociedade.
“O índice de mortalidade no mundo das PMEs é alto e o impacto de uma empresa dessa quebrar é grande na sociedade”, alerta Miranda. De olho no segmento, a X8 está oferecendo mentoria gratuita para empreendedores com dúvidas de como se adaptar à nova realidade trazida pelo COVID-19. O público-alvo são as empresas com faturamento mensal de R$ 50 até 150 milhões.
Na mentoria, o time de especialistas da X8 e parceiros vão tratar de temas como continuidade de negócios, oportunidades diante da crise, gestão financeira e avaliação de eventuais necessidades de aporte de capital. As reuniões serão individuais e por meio de plataforma totalmente online.
“Estamos disponibilizando de maneira gratuita horas de mentoria do nosso time para empresas que não tenham com quem discutir seus planos de maneira estruturada para atravessar esse período”, explica Miranda. Os interessados passarão por uma seleção e podem se inscrever pelo e-mail [email protected] nos próximos dias.
O sócio da X8 Investimentos cita 10 dicas que podem ajudar as PMEs:
- Foco nos colaboradores: tome precações para garantir a segurança de todos e fique próximo da equipe.
- Foco nos clientes: entenda as necessidades e crie soluções para os seus clientes.
3 Foco no caixa: preserve o máximo possível para navegar durante um período longo sem recursos externos.
4 Revise o plano de negócios. Considere alternativas de receitas e como atingir processos mais eficientes.
5 Mantenha a comunicação frequente com o seu mercado e com o time.
6 Não paralise. Faça um bom plano de ação para o contexto tradicional e verifique formas de adaptação.
7 Analise oportunidades de mercado e como explorá-las sem perder o foco no negócio principal.
8 Compartilhe ideias: converse com outros empreendedores, mentores e com especialistas.
9 Dedique tempo para pesquisar ferramentas tecnológicas que facilitam a conexão à distância e estão sendo disponibilizadas por grandes corporações.
10 Aprenda com a crise. Registre tudo o que você fez e qual foram os resultados, isso será um bom plano para dificuldades no futuro.