Criando uma rotina de estudos no ensino híbrido

Especialista do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, esclarece como garantir um ensino de qualidade nesse novo modelo

Desde o início de fevereiro, as escolas de São Paulo retornaram às atividades presenciais, com grupos de estudantes se revezando a cada semana para participar das aulas presenciais e online, alternadamente.

Porém, como manter a rotina de estudos nessa nova organização educacional com modelo de ensino remoto concomitante com o presencial, visando atender às necessidades de segurança impostas pela pandemia da covid-19?

Neste cenário híbrido, é importante reforçar que a organização é fundamental. Isso significa se planejar contemplando horários de estudo, lazer e compromissos fora do horário escolar.

“O ensino tem que motivar os alunos a interagir com os colegas e professores, mesmo no modo remoto. São aulas que tem que envolver o aluno, promover interação, propiciando momentos em que aluno participe da aula”, afirma a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), Lilian Gramorelli.

Como os pais podem ajudar nesse processo?
Os pais devem orientar, dialogar e ajudar na criação e no desenvolvimento da grade de estudos. O diálogo, direto e construtivo, é um ótimo trajeto de condução da relação entre os filhos, o estudo e o resultado que se almeja alcançar. As crianças necessitam de uma maior mediação das aulas e da organização dos materiais por parte dos pais, já os mais velhos de um acompanhamento para verificar se há participação e interesse nas aulas.

“É necessário estar atento para que as horas de estudo não diminuam no ensino híbrido”, explica a professora. “Por isso, é essencial estabelecer a rotina de estudos diários, que garantirá a melhor distribuição entre tempo de estudo e de lazer”, frisa Lilian.

Veja cinco dicas de como garantir o bem-estar emocional com a volta às aulas no ensino híbrido:

  1. Organize um espaço adequado, com boa luminosidade e de preferência silencioso;
  2. Desenvolva estratégias e seja persistente;
  3. Tenha foco e esteja motivado;
  4. Equilibre o tempo de estudo e de lazer, buscando realizar atividades prazerosas;
  5. Mantenha a regularidade de estudos. O segredo é não fazer demais em pouco tempo, mas fazer sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap