220 views 2 mins

Crescem os gastos com Tecnologia da Informação

em Tecnologia
terça-feira, 01 de agosto de 2023

O grupo Gartner é uma empresa de consultoria voltada principalmente à área de Tecnologia da Informação.

Vivaldo José Breternitz (*)

Ela está prevendo que os gastos mundiais com TI devem totalizar US$ 4,7 trilhões em 2023, cifra que representa um aumento de 4,3% em relação a 2022.

O Gartner diz que as organizações estão concentrando seus investimentos em tecnologias que tragam mais automação e eficiência às suas operações, especialmente em função da carência geral de mão de obra qualificada.

O segmento de software deve ter um crescimento da ordem de dois dígitos em 2023, à medida que as organizações tem investido mais em sistemas integrados de gestão (ERP – Enterprise Resource Planning) e de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM – Customer Relationship Management), importantes para que as mesmas atinjam seus objetivos em termos de automação e eficiência.

No que se refere a hardware, as perspectivas são diferentes: o Gartner acredita que os gastos cairão 8,6% em 2023, um dos piores números de todos os tempos, especialmente em função de fatores macroeconômicos, como perspectiva de crises econômicas e inflação, que acabam prolongando a vida útil de hardware, adiando sua substituição.

Não se espera que os gastos com hardware voltem aos níveis de 2021 antes de 2026, também porque os produtos voltados aos usuários finais, como computadores pessoais e tablets, estão vendendo menos em função dos mesmos fatores.

Embora a Inteligência Artificial Generativa seja uma grande preocupação de muitos executivos, ela ainda não está afetando significativamente os níveis de gastos com TI, acreditando-se que ela será incorporada ao cotidiano das empresas com a utilização dos recursos existentes.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.