A grande adesão às ferramentas online passa por diversos aspectos da vida pessoal como marcar consultas, assinar um contrato de aluguel e também pelos compromissos corporativos. Dada esta realidade, ainda existe um receio de algumas pessoas quando precisam assinar um documento pelo seu computador, celular ou tablet.
No entanto, a assinatura digital está regulamentada por normas muito atuais, tanto no Brasil, quanto no mundo. A tecnologia dispõe de algoritmos para assegurar a integridade dos documentos e diversos tipos de autenticações para prover maior segurança em relação à identidade de quem assina um contrato digital.
“Hoje, o ambiente digital está muito presente no dia a dia das pessoas. O brasileiro tem aceitado melhor, e com mais facilidade, o fato de que um documento não precisa estar representado no mundo físico, no papel, para ter valor legal”, explica Marcelo Kramer, CEO e fundador da Clicksign, empresa referência em assinaturas eletrônicas e digitais, que impacta setores tradicionais como jurídico e imobiliário, além de simplificar a vida das pessoas no dia a dia de assinaturas de documentos como escrituras de imóveis e contratos de aluguéis, por exemplo. Tudo de forma mais rápida e eficiente.
Para auxiliar aqueles que ainda têm dúvidas sobre esta prática, o especialista revela três benefícios de assinar digitalmente:
1. Segurança
As assinaturas digitais utilizam um Certificado Digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Isso proporciona maior segurança a um contrato, já que o Certificado Digital é considerado um documento. A assinatura feita através dele consta na legislação como a de maior grau de segurança.
2. Agilidade e Praticidade
A digitalização de documentos com segurança é realizada de maneira ágil, por ser fornecida no ambiente digital, fazendo com que o processo de validação de assinatura digital se torne automático, reduzindo o tempo, comparado com o intervalo que levaria conduzir essa atividade pelo método tradicional.
3. Sustentabilidade
Ao adotar a assinatura digital, o consumo de papel e de materiais que agridem o meio ambiente consequentemente diminui ou até mesmo é eliminado. Ou seja, além de utilizar uma forma prática e rápida de assinar documentos, também demonstra a importância de cuidar do ecossistema.