174 views 5 mins

Como o avanço da Inteligência Artificial generativa vai potencializar o seu negócio?

em Tecnologia
sexta-feira, 28 de julho de 2023

A Inteligência Artificial (IA) está no centro de praticamente todas as conversas que acontecem no mundo digital nos últimos meses. Não é para menos. O impacto que o recurso pode gerar nos negócios como um todo é imensurável.  Isso porque ela tem um potencial enorme ao tornar nossas tarefas imensamente mais produtivas, assertivas e seguras à medida que reduz as chances de falha humana e aproveita melhor os dados que estão à nossa disposição. 

Em uma realidade onde somos pressionados para apresentar resultados de negócios melhores, produzir mais com menos e a uma velocidade cada vez maior, a incorporação da IA generativa em tecnologias que já usamos no nosso dia a dia chega a ser um alívio. É só imaginar suas apresentações sendo feitas a partir de um comando de voz, relatórios sendo preparados com mais rapidez e precisão ou decisões sendo tomadas com dados mais estruturados, após inúmeras projeções simulando cenários diversos, feitas em poucos segundos.  

O fato é que o que antes podia ser visto apenas em filmes futuristas já pode ser usufruído no nosso dia a dia. A automatização de processos proporcionada pela IA faz com que os nossos colegas não percam mais tempo em atividades operacionais e foquem no que é realmente estratégico para o negócio. 

O mais legal da IA é que as suas vantagens se estendem para todas as áreas do conhecimento e segmentos de mercado. Imagine, por exemplo, o quanto o recurso pode melhorar o aprendizado das nossas crianças, criando métodos inovadores de ensino mesmo para os assuntos mais complexos. O quanto a tecnologia facilitará as análises em competições desportivas diversas, da corrida de rua ao automobilismo. Ou ainda, na Saúde, acelerando a descoberta de cura para doenças que há anos e anos levam embora nossos entes mais queridos. Como disse anteriormente, os impactos da IA são imensuráveis. 

Certamente, as suas vantagens se sobressairão aos possíveis contratempos que a tecnologia proporcionará vez ou outra. Sabemos que não existe uma tecnologia infalível, mas “ensinando-a” como operar, com ética e conhecimento, essas possíveis falhas devem ser raras a partir do momento que formos ganhando mais experiência e conhecendo melhor os seus processos de aprendizado.  

Temos, também, uma grande oportunidade como seres humanos, a IA já está presente em nossas vidas e cabe somente a nós decidirmos se vamos utilizá-la para aprendermos mais, sermos mais produtivos e nos sobrar mais tempo com nossas famílias ou, para tentar ganhar vantagem ou até mesmo fazer o mal. 
Assim como há casos de carros autônomos e relógios inteligentes que salvam vidas ao chamar socorro imediatamente após perceber uma ação incomum, a IA também permitirá aos gestores corrigirem processos, evitar que decisões sejam tomadas equivocamente e fazer com que políticas de segurança e compliance sejam cumpridas.  

Os principais fornecedores de tecnologia do mercado já disponibilizaram novas ferramentas com Inteligência Artificial generativa. Vale a pena conhecer quais são elas e como os recursos podem potencializar o seu negócio ou a sua área, independentemente do setor de atuação. Ter um parceiro especializado, familiarizado com a ferramenta e com o fabricante é essencial para tornar essa jornada ainda mais enriquecedora, produtiva e segura.  

A IA não é o futuro, é realidade, e cabe a você extrair tudo o que ela pode oferecer a partir de agora. Em um mercado tão competitivo como o atual, cada segundo conta e ter uma Inteligência Artificial somada ao potencial humano pode ser o diferencial competitivo que o seu negócio tanto precisa. 

(Fonte: Cesar Schmitzhaus é diretor de Tecnologia e Inovação da Teltec Solutions).