As pessoas que acompanham o mundo do entretenimento têm notado a grande revolução no mercado gamer e no audiovisual, devido ao crescimento e melhoria na usabilidade e recursos nos projetos. O que antes era visto apenas como forma de lazer pelo simples fato de jogar videogame ou assistir um filme, hoje se define como um cenário bem mais maduro e competitivo, com o desenvolvimento e criações de grandes comunidades que são fãs dos dois setores.
Um fator que desempenha papel fundamental nessa junção é a tecnologia. Os avanços nos gráficos dos jogos têm impulsionado a indústria do cinema a buscar novos padrões visuais, principalmente em termos de qualidade e experiência do telespectador.
A união entre o games e o audiovisual também proporciona grandes inovações e novidades no que tange formas de conquistar o público. Um exemplo claro dessas novas possibilidades desencadeadas por esse encontro está o eSports. Ele permite que transmissões ao vivo sejam realizadas para todo o mundo e esse aspecto conquistou uma grande popularidade entre os jogadores e espectadores que seguem esses eventos, assim como partidas de esportes tradicionais.
A Pesquisa Game Brasil, uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, comprova o potencial do mercado de jogos eletrônicos, já que revelou que três a cada quatro brasileiros jogam games, representando 74,5% da população. Além disso, mais da metade do público gamer brasileiro é feminino, o equivalente a 51,5%.
A indústria cinematográfica, por sua vez, tem feito cada vez mais adaptações de jogos de videogames para grandes produções, com o objetivo de conquistar os fãs desse nicho de mercado nas telas. Segundo apontamento do Ministério da Cultura do Brasil, os investimentos no mercado audiovisual chegam a 2,4 bilhões apenas neste ano.
Inclusive séries e documentários baseadas em jogos têm ganhado destaque, com narrativas detalhadas, conexão emocional e mostrando personagens reais que fazem parte desse cenário. O Gaming Queens, que se trata de um documentário lançado em 2023, mostra justamente esse lado dos gamers e tem produção brasileira. A trajetória da equipe FURIA no Campeonato Mundial Feminino de CS do ano passado é registrado por meio de vídeos e veiculado na Red Bull TV. O filme permite acompanhar os desafios diários que as jogadoras enfrentam em seus treinamentos e na preparação para o ESL Impact.
O mercado gamer junto ao audiovisual está ajudando produtores cinematográficos a explorarem novas oportunidades, criando histórias e interações com o público de forma que cativa e mantém o espectador ligado ao enredo. Dessa maneira, é possível esperar que essa influência dos dois setores tenha uma evolução constante no mundo do entretenimento.
Essa união é uma tendência que vem para ficar, transformando não só como consumimos esse ramo, mas como criamos e interagimos com ele. Essa, com certeza, é uma aliança bem consolidada que tem tudo para surpreender os apaixonados por jogos e cinema.
(Fonte: Beatriz Scavazzini é diretora e especialista em branded content e documentários para publicidade, televisão e mídias digitais).