278 views 3 mins

ChatGPT ”prevê” o futuro e causa divórcio

em Tecnologia
segunda-feira, 19 de maio de 2025

Todos sabemos que uma IA generativa erra com alguma frequência – as próprias ferramentas recomendam verificar a precisão de suas respostas – e certamente elas não são conhecidas por sua capacidade de ler borra de café.

Vivaldo José Breternitz (*)

Mas uma mulher grega resolveu utilizar o ChatGPT para praticar a tasseomancia, pseudociência que ao estudar os resíduos do chá ou café em uma xícara, diz poder revelar o passado, o presente e o futuro.

Ela fotografou a borra do café deixada na xícara do marido e pediu à IA que a interpretasse. O ChatGPT disse-lhe que seu marido estava pensando em ter um caso com uma mulher mais jovem cujo nome começava com a letra E, e que esse caso iria se tornar realidade.

A esposa também enviou uma foto da borra do seu próprio café à IA. Dessa vez, a interpretação do ChatGPT foi ainda mais direta: disse que ele já estava tendo um caso com essa outra mulher, que estava tentando destruir a família da esposa.

Acreditando que o ChatGPT é a última palavra em termos de tecnologia, a mulher não teve dúvidas: pediu o divórcio sem avisar o marido, após doze anos de casamento.

Falando no programa de TV To Proino, o marido disse que a esposa costuma se interessar por modismos e achava que fazer o ChatGPT ler a borra de café seria divertido.

Ele disse: “Eu ri e achei uma bobagem, mas ela não – mandou que eu saísse de casa, informou nossos filhos sobre o divórcio e, na sequência, recebi uma ligação de seu advogado”.

O homem se recusou a concordar com uma separação amigável e seu advogado está defendendo o argumento aparentemente óbvio de que informações dadas por uma IA não têm valor legal, especialmente quando se trata de ler borra de café.

Essa situação é uma triste demonstração de quanta fé algumas pessoas depositam na IA (e na tasseomancia) – essa fé irracional é produto da ignorância que grassa ao redor do mundo, vitaminada pelas redes sociais!

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor e consultor – [email protected].