106 views 42 secs

Carregamento de carros elétricos em movimento

em Tecnologia
segunda-feira, 17 de maio de 2021

A tendência para os próximos anos é de substituição dos carros movidos a combustíveis fósseis por modelos elétricos. Um dos maiores gargalos para o crescimento é a falta de postos de carregamento. Para resolver esse problema, os pesquisadores da universidade de Cornell, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma estrada capaz de recarregar os carros enquanto eles trafegam sobre ela.

A tecnologia é a de indução magnética, sem fio, a mesma usada por alguns carregadores e smartphones mais modernos. No caso da estrada, os carros seriam recarregados sem precisar parar e, a conta de energia usada, seria emitida automaticamente para o dono do veículo. Quanto mais opções e facilidade no carregamento, mais a frota de carros elétricos deve crescer.

O desafio será tornar o carregamento mais eficiente e sustentável. Atualmente, um carro elétrico pequeno precisa de cerca de 5h para ter uma carga completa (ligado na tomada). Com o aumento da demanda por baterias e energia o ideal é criar as estradas do futuro abastecidas com energias limpas (eólica e solar).

Espera-se que, no futuro, essa tecnologia também seja usada em veículos autônomos e em parques industriais. Fonte: (www.mittechreview.com.br).