Cachecol conectado captura emoções dos torcedores de futebol

Vivaldo José Breternitz (*)

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo dos esportes e não apenas dentro dos campos, quadras e outros ambientes onde ocorrem as competições.

O Manchester City, clube de futebol da Premier League inglesa, anunciou que está trabalhando com a Cisco, parceira de tecnologia da equipe desde 2019, para criar um “cachecol conectado” que captará informações sobre o que acontece com seus torcedores durante um jogo. Na Europa, o uso de cachecóis pelos torcedores é muito comum.

O cachecol conterá um sensor para medir frequência cardíaca, temperatura corporal e estado emocional de seu usuário durante uma partida. De acordo com as duas organizações, o acessório deixará “os torcedores mais próximos do jogo do que nunca”, embora não tenham deixado claro como isso acontecerá.

A Cisco disse que concluiu recentemente um programa piloto para testar o dispositivo, com seis torcedores fanáticos assistindo aos jogos do time usando o cachecol.  Segundo Chintan Patel, diretor de tecnologia da Cisco para o Reino Unido e Irlanda, o experimento foi um sucesso, tendo sido capturadas informações que permitiram avaliar como os torcedores se sentiram ao longo dos jogos.

A Cisco não forneceu mais detalhes acerca do dispositivo, mas disse que   planeja disponibilizar o cachecol, batizado Connected Scarf, para os torcedores do Manchester City na próxima temporada.

Não é surpresa saber que a Cisco e o Manchester City estejam trabalhando em dispositivos para coletar dados dos fãs, pois nas últimas duas décadas, a captura e a análise de dados mudaram a forma como vários esportes são praticados. Assim, foi apenas uma questão de tempo até que as equipes passassem a tentar fazer o mesmo com a experiência dos torcedores.

Mas é preciso lembrar que esse é mais um passo rumo à abolição da privacidade…

 (*) Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap