125 views 2 mins

Boston Dynamics e DHL desenvolvem robôs em parceria

em Tecnologia
segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Estamos acostumados a ver Spots, os simpáticos robôs de quatro patas da Boston Dynamics subindo escadas, superando obstáculos e andando com facilidade em terreno irregular.

Vivaldo José Breternitz (*)

Mas agora a empresa começa a comercializar o Stretch, um robô bem menos charmoso, mas que poderá ser imensamente útil na área de logística. A máquina é, essencialmente, um enorme braço robótico instalado em uma base móvel. O braço pode segurar e mover caixas pesando até 23 quilos e navega a partir de informações capturadas por um “mastro de percepção” que contém câmeras e sensores. Suas baterias permitem que opere por oito horas até que seja necessária uma recarga.

O Stretch está começando a operar em armazéns americanos da DHL, grande empresa de logística, onde carregarão e descarregarão paletes. Parece uma atividade simples, especialmente se comparada às realizadas pelo Spot, mas deve-se lembrar que as caixas são de diversos tamanhos e pesos e para manipulá-las são necessárias manobras complexas em três dimensões. Além disso, as caixas podem estar amassadas ou vazando.

A Boston Dynamics e a DHL pretendem trabalhar em conjunto, aperfeiçoando os Stretchs de forma a melhorar sua performance e permitir que assumam novas tarefas. A parceria faz sentido em função da enorme escassez de mão de obra que acontece nos Estados Unidos, onde o ano de 2021 terminou com 490 mil vagas em aberto na área de logística, não havendo grande interesse de trabalhadores por essas vagas em função de salários baixos e jornadas extenuantes – as empresas estão aumentando os salários e os benefícios, mas essas mudanças não surtirão efeito imediatamente.

A robótica avança, trazendo excelentes perspectivas a empresas como a Boston Dynamics.

(*) É Doutor em Ciências pela USP, é consultor de empresas.