169 views 6 mins

Revolucionando o mundo com automação residencial

em Tecnologia
quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

A tecnologia influencia muito a forma como fazemos as coisas e, por isso, as pessoas estão se adaptando a ela continuamente. Muitas terminologias estão associadas à automação residencial, que tem se tornado cada vez mais popular. Por meio de redes, ela conecta as máquinas entre si. Essencialmente, a tecnologia consiste de novos dispositivos se conectando à internet da mesma forma que os PCs.

O método desenvolvido para regular automaticamente todos os equipamentos eletrônicos em uma casa é chamado de automação. Esses gadgets são conectados através da internet, permitindo que você os controle à distância. Pode-se usar a automação residencial para controlar os dispositivos sem a necessidade de um controle remoto. Em vez disso, esses dispositivos estão sujeitos ao gerenciamento e à regulamentação por meio de um aplicativo ou assistente de voz.

A função da automação residencial

A automação residencial utiliza uma rede de gadgets conectados via internet e pode ser controlada remotamente por meio de um dispositivo móvel. Além disso, esses dispositivos podem ser controlados remotamente usando aplicativos especializados ou assistentes de voz, como Alexa, Siri, etc. Muitos dispositivos IoT (Internet das Coisas) e de automação também possuem sensores que podem monitorar temperatura, movimento e luz.

Para ter uma experiência harmoniosa, é possível conectar praticamente qualquer dispositivo que se possa imaginar à Internet. As vidas se tornam mais agradáveis, convenientes e automatizadas graças à Internet das Coisas, que também ajudará as pessoas a economizar dinheiro e energia. Imagine ajustar o ar condicionado em um dia quente de verão ou desligar o som ambiente e as luzes da residência quando as pessoas forem dormir.

Qual é o processo de automação residencial?

A automação residencial opera em três camadas:

  1. Monitoramento: A prática de verificar os gadgets por meio de um aplicativo é chamada de monitoramento. Por exemplo, uma câmera de vigilância inteligente pode fornecer uma transmissão ao vivo de ações que ocorrem na propriedade de uma pessoa ou em torno dela.
  • Controle: refere-se ao procedimento pelo qual o próprio usuário pode controlar remotamente os sistemas de automação residencial. Controlar uma webcam de segurança para capturar uma imagem geral de toda a sala de estar faz parte disso.
  • Automação: Por fim, a automação residencial refere-se ao estabelecimento de dispositivos conectados que podem interagir de forma inteligente entre si. Por exemplo, as luzes acenderão primeiro, depois o termostato e vice-versa. Portanto, a automação residencial permite realizar muitas tarefas rapidamente e até mesmo à distância.

Isso fez com que muitas empresas se tornassem pontos de venda únicos se um cliente estiver procurando por um gadget de automação residencial confiável e inteligente para tornar sua vida mais simples e conveniente.

A automação residencial oferece conforto e luxo

O puro luxo de ter uma casa inteligente é a principal justificativa. Pense na iluminação. A iluminação oferece muito mais do que apenas ser funcionalmente necessária. É atualmente acessível e fornece à propriedade um toque extra de luxo e conveniência.

 A iluminação pode ser ajustada à atividade e estado de espírito dos residentes, além de ter sua intensidade de brilho programada para ser mais agradável aos sentidos. Isso pode ser usado desde para a produção de ambientes esteticamente mais agradáveis, que apenas fazem a pessoa se sentir bem, até para proporcionar uma iluminação mais saudável. Sensores inteligentes, além de câmeras, podem identificar uma série de fatores ambientais na casa, como um vazamento de água embaixo de uma pia ou um nível de umidade excessivamente alto no interior.

Automação residencial do ponto de vista da segurança

Um sistema de automação inteligente pode ser um grande reforço para a segurança e trazer mais tranquilidade aos moradores. Por exemplo, imagine ter fechaduras inteligentes em suas portas que podem ser verificadas, trancadas ou até mesmo destrancadas com o apertar de um botão. Além disso, elas podem alertar o proprietário se alguém entrar ou sair da casa.

Isso promove um nível adicional de conforto ao saber o que está ocorrendo na casa a qualquer hora e de qualquer lugar. Também é possível obter informações por meio de plataformas online com facilidade. Por fim, qualquer que seja sua demanda, especialistas estão sempre disponíveis para ajudar e fornecer opiniões técnicas e profissionais.