views 2 mins

Astronautas americanos podem permanecer na ISS até 2025

em Tecnologia
quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Dois astronautas americanos lançados ao espaço em junho para uma missão de oito dias na ISS, a Estação Espacial Internacional, podem ficar retidos ali até o próximo ano, caso a cápsula Boeing Starliner em que viajaram não possa ser utilizada com segurança para seu retorno, disse a NASA.

Vivaldo José Breternitz (*)

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que compõem a primeira tripulação a voar na cápsula fabricada pela Boeing, talvez só possam retornar na nave Crew Dragon da SpaceX em fevereiro.

Os problemas estão localizados no sistema de propulsão da Starliner, e se a NASA concluir que a utilização da nave para o retorno dos astronautas não é segura, a Boeing deverá fazer com que ela parta vazia da ISS em direção à Terra, sendo destruída ao reentrar em nossa atmosfera.

O uso de uma espaçonave da SpaceX para trazer de volta os astronautas, seria um grande golpe na imagem da Boeing, que luta há anos para competir com a SpaceX. Em comunicado à imprensa emitido em 2 de agosto, a Boeing disse que sua “confiança permanece alta no retorno da Starliner com sua tripulação”. Essa confiança não parecer ser compartilhada pela NASA, que tem se mostrado cautelosa, afirmando que não ainda não está convencida acerca da segurança da Starliner.

Estes são tempos difíceis para a Boeing, que vem enfrentando também inúmeros problemas relativos à segurança de seus aviões, problemas estes que, além de centenas de mortes, levaram à demissão de muitos de seus altos executivos.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].