89 views 2 mins

Apple desenvolve tecnologias automotivas

em Tecnologia
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Já há alguns anos circulam rumores dando conta que a Apple estaria desenvolvendo um carro autônomo.

Vivaldo José Breternitz (*)

O assunto é conduzido de forma extremamente reservada – fala-se em um “Projeto Titan”, acerca do qual a Reuters produziu agora um relatório que fornece alguns detalhes mais concretos sobre os planos automotivos da Big Tech. De acordo com o relatório, a Apple poderia iniciar a produção de seu veículo elétrico em 2024.

No coração do carro estaria uma bateria, cujo design disruptivo, poderia dar ao veículo um alcance muito maior que o de seus concorrentes, além de ser menos propensa a superaquecimento e não requerer o uso de cobalto em sua fabricação. Este último ponto é importante, pois mais de 60% do suprimento mundial de cobalto vem da República Democrática do Congo e as minas do país se tornaram famosas pelo uso de trabalho infantil.

Acredita-se também que o veículo deverá utilizar sensores LiDAR para a detecção de outros veículos, pessoas e obstáculos diversos. A Apple criou sensores desse tipo para seus iPhone 12 Pro e iPad Pro.

A Reuters diz que atrasos devidos à pandemia podem fazer com que a produção tenha início apenas em 2025 ou ainda mais tarde, com a ajuda de um parceiro que se responsabilizaria pela fabricação propriamente dita, prática que a Apple já adota para seus produtos.

É possível também que o escopo do projeto seja reduzido e, em vez de construir seu próprio carro, a Apple passe a trabalhar com fabricantes de automóveis tradicionais para integrar as tecnologias que está desenvolvendo a veículos de terceiros, de forma análoga à que faz com o CarPlay.

A única certeza é que a Apple está trabalhando com tecnologia automotiva, mas permanecem dúvidas acerca do que realmente está fazendo na área.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.