315 views 3 mins

Aplicativo cria microeconomia dentro da sala de aula

em Negócios, Tecnologia
sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025

A ferramenta é uma forma de fazer com os jovens entendam sobre finanças ao mesmo tempo em que completam missões escolares

Falar sobre finanças nem sempre é um assunto interessante, principalmente para os jovens, mas a Investeendo conseguiu transformar o tema em algo divertido, sem perder o caráter educativo. A startup de impacto social e educacional focada em educação financeira e empreendedora para jovens de periferias brasileiras, criou um sistema de gamificação escolar e, recentemente, lançou um aplicativo para criar uma microeconomia na sala de aula para que estudantes possam receber, investir e gerir moedas digitais.

Aprender sobre finanças pessoais desde cedo é uma maneira de, no futuro, não termos uma população tão endividada igual hoje. Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 78% das famílias brasileiras estão individualizadas, o que representa mais de 76 milhões de devedores no país. Além disso, um a cada cinco estudantes conclui o Ensino Médio inadimplente.

O aplicativo ainda está em fase de testes, mas já se apresenta como um grande aliado de professores e equipe pedagógica na difícil tarefa de ensinar. “Sou um dos professores que é apoiador do ensino de empreendedorismo e finanças para os alunos, pois para mim isso realmente pode mudar os rumos de suas vidas. Com a metodologia da Investeendo, fica mais palpável mostrar aos alunos essa importância. Realmente acredito que com as metodologias corretas e aplicadas de forma coerente, podemos mudar muitas vidas”, afirma Ricardo Eduardo Azanha, instrutor em um curso profissionalizante.

Mais do que um entusiasta da educação financeira para jovens, Ricardo já vivenciou uma mudança de vida que cita. “Com base nos meus alunos, muitos jovens não entendem que dinheiro é uma ferramenta e que você precisa saber usar e acabam se endividados muito cedo por falta de conhecimento mesmo. Infelizmente, não são todos, mas já vi alunos mudando sua forma de ver o dinheiro com apenas algumas sacadas. Recentemente, um foi pessoalmente me mostrar que havia comprado conscientemente a moto que ele me dizia, em sala, ser o seu sonho” (www.investeendo.com).