Gestão de estoque: estratégia é fundamental para pequenos e médios

Alguns passos são cruciais para o desenvolvimento de um comércio e, independentemente do setor de atuação da empresa, o estoque é um dos principais pilares para que o fluxo de vendas seja positivo. A gestão de estoque representa a organização e o controle de cada produto vendido para o consumidor final.

Diferente do que muitos pensam, essa tarefa deve ser colocada em prática em pequenos, médios e grandes negócios que lidam com produtos como matéria-prima, insumo ou vendas. A gestão significa garantir que a empresa tenha capacidade de controlar a operação, com a capacidade de analisar e entender qual a necessidade de compra e em qual momento.

Um ponto importante para o empreendedor é o valor do estoque. Muitas vezes um estoque lotado não significa saldo positivo, pelo contrário, mostra o investimento parado e sem lucro. Para entender melhor sobre a importância da gestão e reposição de estoque dentro um pequeno comércio, Khalil Yassine – co-fundador da Dolado – startup que foi criada para apoiar pequenos empreendedores na digitalização de seus negócios – explica em passos como essa tarefa pode ser positiva. Confira:

. Adote um sistema – A utilização deste processo será o ponto de partida para todas as outras atividades relacionadas ao estoque. O uso de um sistema, nada mais é do que ter um lugar onde você cadastre todos os produtos de seu estoque, junto com as quantidades. A partir disso, será possível fazer o passo seguinte de mapear os produtos que estão em falta, melhorando o processo de reposição.

. Otimização de estoque – Saiba quais são os produtos mais importantes para o sucesso do seu comércio. Com o sistema em mãos, você terá um relatório de quais são os tipos e categorias de produtos que mais impactam na sua venda. Dessa maneira, você poderá começar a fazer compras de uma maneira mais assertiva, priorizando menos os produtos de menos impacto e colocando força total nos produtos de mais giro do comércio.

. Produtos parados – Em muitos casos é possível notar o acúmulo de alguns produtos no estoque. Caso isso aconteça, aposte em uma estratégia para liberar tais produtos por meio de promoções, elaboração de kits ou descontos.

. Período de compra – Para manter o estoque sempre com reposição, é necessário realizar compras recorrentes em um período determinado pelo comerciante. Para colocar em prática, aposte em empresas que facilitam a reposição de estoque, como a Dolado, que realiza todo o abastecimento de produtos nos comércios de acessórios para celular por meio da compra coletiva, que proporciona ao pequeno lojista comodidade, economia de preço e segurança na hora de reabastecer o seu comércio.

. De olha nas vendas – “Com todos os passos anteriores e utilizando um sistema que possa ajudar na reposição de estoque, é preciso ficar atento às vendas. Afinal, com base nessas informações, será possível prever e analisar o histórico para novas reposições com uma maior economia”, comenta Khalil Yassine. – Fonte e mais informações: (www.dolado.com.br).

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