191 views 2 mins

Adeus Bard. Bem-vindo Gemini

em Tecnologia
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Sundar Pichai, CEO do Google, anunciou que seu chatbot, o Bard, passa a ser chamado Gemini.

Vivaldo José Breternitz (*)

A ferramenta, que conversa com os usuários como se fosse uma pessoa real, ganhou novas funcionalidades e um novo endereço: https://gemini.google.com.

Ao comunicar a mudança de nome e as novas funcionalidades, Pichai também disse que o Gemini está disponível em 40 idiomas – incluindo o português – e que aplicativos para os diferentes sistemas operacionais de smartphones estão a caminho.

Os aplicativos são uma novidade importante, muito mais do que o novo nome, pois entre as grandes empresas de tecnologia que dominam o setor de inteligência artificial generativa, o Google é a única que ainda não possui aplicativos. Tanto a OpenAI, que criou o ChatGPT, quanto a Microsoft, que investe no Copilot, já possuem aplicativos oficiais para dispositivos móveis Android e iOS há algum tempo.

Testes independentes concluíram que a versão Gemini Pro do Google, além de gratuita, é comparável ao GPT-4, a versão paga do ChatGPT.
Mas há outra novidade a caminho: o lançamento do Gemini Advanced, uma ferramenta ainda mais poderosa que será paga e é voltada a profissionais que fazem uso extensivo de inteligência artificial em seu trabalho.

O Gemini Advanced estará incluído no novo plano de assinatura Google One AI Premium, que além da inteligência artificial avançada, oferecerá os benefícios originalmente previstos no plano “Premium” pré-existente, ou seja, 2 terabytes de armazenamento – seus custos serão bastante similares aos da concorrência.

Esse mercado segue em ebulição!

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].