Pesquisadores do MIT descobriram que o conteúdo da Wikipedia vem influenciando decisões de juízes, que inclusive usam em suas sentenças linguagem semelhante à encontrada em páginas da enciclopédia virtual.
Vivaldo José Breternitz (*)
O estudo mostra que juízes agem de forma similar a estudantes, fãs de celebridades e praticamente quaisquer outras pessoas ao buscar informações na internet, acessando a Wikipedia, que tem seus milhões de artigos apresentados de forma prioritária pelos mecanismos de pesquisa como o Edge e o Google.
Os resultados do estudo mostram como é importante que o conteúdo da Wikipédia, produzido por voluntários, seja cuidadosamente examinado antes de ir para o ar.
O professor Neil Thompson, pesquisador do MIT e coordenador da equipe que realizou o estudo, disse que não é difícil imaginar um litigante com muitos recursos determinando à sua equipe jurídica, na fase inicial do processo, produzir conteúdo para a Wikipedia defendendo seus interesses, de forma a que esse conteúdo influencie juízes no futuro; afinal, ao que parece, há magistrados praticando o “cut and paste” …
A Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos que mantém a Wikipedia, tem se esforçado para combater a desinformação e é vista como confiável, porém às vezes ocorrem casos como o da mulher chinesa que produziu e publicou um grande volume de conteúdo falso sobre a história medieval russa.
O professor Thompson acredita que organizações da sociedade civil, como as entidades que congregam profissionais, devem atuar para que a Wikipédia permaneça útil e cada vez mais confiável.
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.