77 views 2 mins

A supercomputação muito além do computador

em Tecnologia
terça-feira, 13 de outubro de 2020

Com o poder computacional de 4 milhões de laptops comuns e uma conexão mil vezes mais rápida que um wi-fi, os supercomputadores são maravilhas da tecnologia moderna com usos dos mais variados e curiosos. Enquanto antigamente o uso de supercomputadores era restrito às gigantes e multinacionais, como a indústria petroleira, as agências espaciais e as instituições financeiras, hoje empresas de qualquer porte conseguem ter um supercomputador para chamar de seu.

Tudo que demanda resultados mais rápidos e precisos pode se beneficiar desse ramo da computação. Com uma rapidez incontestável, os supercomputadores fazem simulações digitais e preveem resultados que seriam impossíveis de serem feitos manualmente ou levariam muito tempo em computadores comuns. Dentro da indústria agropecuária, por exemplo.

O último local que você esperaria encontrar um supercomputador é o campo, mas as máquinas conseguem juntar dados de anos com cálculos de meteorologia, condições do solo, saudabilidade das mudas, sazonalidade dos produtos e os mais diversos históricos para prever e determinar regiões e cronogramas de plantio, quando esperar uma seca e como se adaptar melhor às imprevisibilidades da Natureza.

O céu é o limite e todas as empresas envolvidas com engenharia de desenvolvimento de produtos e soluções podem se beneficiar do uso de um computador. A companhia Procter & Gamble, por exemplo, usou um supercomputador para calcular como colocar as batatas Pringles dentro da lata sem quebrar.

Hoje, com a pandemia, empresas farmacêuticas e universidades estão usando os supercomputadores para realizar simulações com as potenciais vacinas e em estudos de comportamento do novo coronavírus para ajudar a determinar como ele se espalha e como se adere às superfícies, entre outros.

A mesma filosofia é aplicada em uma série de estudos, das mais variadas áreas científicas, em busca de soluções para os problemas do dia a dia. Com sua linha de supercomputadores Cray, a HPE espera auxiliar nessas buscas e no avanço da tecnologia em favor da humanidade. Fonte e mais informações: HPE (Hewlett Packard Enterprise).