A luz no fim do túnel através do marketing digital

O momento é importante para abrir os horizontes e inovar

Sabrina Brito (*)

Desde que a pandemia do coronavírus se instalou no mundo deixando tudo incerto, muitas pessoas estão preocupadas e se perguntando o que fazer para que seus negócios não acabem sucumbindo devido ao isolamento que se fez necessário para preservar a nossa saúde e evitar o avanço do COVID19. Algumas dicas podem ser a luz no fim do túnel para muitas empresas e profissionais autônomos.

Se você é um comerciante e seus produtos são vendidos em lojas físicas, você precisa urgentemente partir para um canal de vendas on-line e começar a investir em marketing digital para atrair clientes. Agora o que muitas pessoas não sabem é que é totalmente possível fazer isso da noite pro dia! Como? Criando sua loja online num Marketplace. Existem vários como por exemplo o mercado livre, o TanLup, e em meio a essa pandemia, as Lojas Americanas também lançaram um. Depois de escolhida a plataforma, você vai criar a sua loja dentro da categoria que ela pertence e inserir seus produtos, informações e pronto! Sua loja está não só aberta, mas pronta para atender a crescente demanda de compras pela internet, que vale ressaltar é o setor que mais cresce nesse momento. Por que sua loja vai ficar à míngua e não se preparar para fazer parte do setor de comércio eletrônico que cresceu já 50% desde que tudo isso começou, em março deste ano?

Não faz sentido né? Então vamos lá… Depois de criada a lojinha, é hora de divulgar! Como você vai fazer isso? De forma enxuta e eficiente, sugiro um mix essencial para e-commerces: posts e anúncios pagos nas principais redes sociais mais campanhas de links patrocinados, display e remarketing no Google Ads.

Agora vamos analisar outra situação: sua empresa é de produtos ou serviços, mas sua forma de fechar novos negócios envolve reuniões presenciais. Bem, para você eu tenho uma má notícia: sua empresa é considerada uma empresa zumbi, independente até desta pandemia.

O mundo globalizado e a transformação digital já ditaram suas regras e uma empresa, seja ela qual for ou do que for, precisa estar preparada para se apresentar e se vender no meio digital. Como? Site bem feito com o máximo de informações sobre seu negócio e sua área de atua­ção (blog), apresentação bacana pronta pra mandar por e-mail, filmes institucionais e demonstrativos. Agora como se divulgar? De imediato, Google Ads porque pagou, apareceu! Logo, quando seus possíveis clientes buscarem por palavras que remetam a seus produtos e/ou serviços seu site resulta na primeira página. Outra excelente estratégia para empresas é o inbound marketing, através do blog e redes sociais sua marca dissemina um conteúdo útil, interessante e que minimiza as dores da(s) sua(s) persona(s), o que aumenta a reputação da marca, gera credibilidade para seu negócios e esses conteúdos na verdade são iscas para atração de novos clientes.

E para fechar agora vamos falar dos profissionais autônomos! Médicos, psicólogos, personal trainers etc. o ideal para esse time é utilizar o marketing de conteúdo e se transformar num influenciador digital. Como? Abrindo seu canal no Instagram ou YouTube e compartilhando seu saber com quem busca informações sobre assuntos relacionados a sua área de atuação.

Quanto melhor for o seu conteúdo, certamente maior será sua reputação, e isso irá resultar naturalmente na atração de novos clientes para você! Para atender os clientes uma ferramenta de conference call como o Zoom, Webex, ou até o próprio WhatsApp resolve!

Para a classe médica temos uma ótima notícia: o setor de telemedicina, por exemplo, não só cresceu como foi publicada em abril a Lei 13.989/20 que reforça que o atendimento médico à distância é mais um aliado ao combate à pandemia!

Como vimos, nem tudo está perdido! Neste momento é importante abrir os horizontes e inovar. Até mesmo porque seu negócio só tende a ganhar. Vai passar a pandemia, mas suas ações ficarão e se tudo for bem feitinho, sua empresa tenderá a CRESCER. Afinal, as crises são na verdade oportunidades disfarçadas, basta focarmos em vencê-las. E sabendo como fazer, agora é ir à luta!

(*) É CEO da Simples Agência e especialista em marketing digital e comunicação estratégica .

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