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5 tecnologias indispensáveis para a retomada do mercado de eventos

em Tecnologia
quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Cartões ou pulseira cashless e terminais de autoatendimento estão entre as tendências apontadas pela Meep

Com o início da pandemia, a maioria dos eventos no Brasil precisou ser cancelada ou adaptada para o meio digital. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, estima-se que o setor teve mais de 90% de suas atividades afetadas por conta das medidas de segurança e isolamento social. Atualmente, com a vacinação avançando no país, o setor já começa uma retomada, porém com novas tendências e tecnologias, uma vez que os últimos meses foram responsáveis por uma antecipação digital em quase todos os segmentos da economia.

“Os eventos desempenham um papel muito importante na economia brasileira, chegando a movimentar mais de 13% do PIB brasileiro. Como não poderia deixar de ser, esse cenário enfrentou grandes desafios e modificações nos últimos meses, mas justamente por precisarem se reinventar, acabaram ganhando em muitos aspectos. É nesse contexto que a tecnologia veio como principal ferramenta para dar auxílio ao setor. Ela permitiu que o segmento continuasse em movimento, minimizou os impactos da pandemia, e daqui para frente, será peça chave para somar com os eventos presenciais, semelhante a maneira como eram feitos antes”, afirma Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa brasileira de tecnologia em soluções e meios de pagamento.

É possível contar, atualmente, com diferentes tipos de recursos. Dentro desse contexto, o executivo separou cinco tecnologias indispensáveis para a retomada do mercado de eventos, pós-pandemia. São elas:

  1. Credenciamento mobile: procurar o nome das pessoas em listas impressas ou na tela do computador já não funciona mais em eventos de médio e grande porte. Além de gerarem espera e um atendimento demorado, os eventos atualmente precisam cumprir novos protocolos sanitários para a prevenção da Covid-19. O credenciamento mobile aparece nesse contexto, fazendo com que os organizadores repensem as estratégias de controle de acesso e otimizem todo o processo de cadastro dos usuários, possibilitando uma experiência única para os participantes. Entre os principais ganhos estão: redução de filas, rapidez na validação dos ingressos através de QR Code, retirada de kits e até mesmo, realização de cadastros personalizados.
  2. Cartões e Pulseiras Cashless: com essa ferramenta, basta que o vendedor, com caixa fixo ou móvel, coloque sua maquininha perto da pulseira ou cartão do cliente para que a compra seja realizada, quase que instantaneamente. Desta forma, o consumidor poderá inserir créditos na sua conta e gastá-los como desejar, evitando assim que pegue filas grandes e incentive a aglomeração. Além do mais, com isso, as pessoas não precisarão portar mais cartões ou dinheiro em espécie. Rapidez, segurança e melhora na experiência do cliente estão entre as vantagens de cartões ou pulseiras cashless.
  3. Terminais de autoatendimento: uma das grandes mudanças de comportamento trazidas pelo avanço da tecnologia foi o crescimento do autoatendimento. Nos supermercados e bancos, por exemplo, os terminais de atendimento já eram uma prática comum. As pessoas não só se acostumaram a lidar com as máquinas, como também passaram a dar preferência a elas, visto que oferecem mais praticidade, comodidade e agilidade. Isso sem falar no aumento do ticket médio de vendas, melhor aproveitamento do espaço, introdução da transformação digital na empresa e atendimento omnichannel. Dentro desse contexto também podemos citar os aplicativos para consumo, os quais reúnem todas as informações que os clientes precisam saber em um único lugar e ainda acompanhá-las.

4. Soluções online aliadas à offline: organizar um evento envolve conhecer seu público, estabelecer conexões, fortalecer relacionamentos e proporcionar experiências únicas e positivas. E diante de uma realidade na qual o meio digital e físico são espaços importantes para o consumidor, investir em soluções que combinem os dois ambientes será essencial na retomada. Afinal, por pouco mais de um ano, as pessoas foram obrigadas a aprender a se divertir e ser felizes sem sair do conforto de casa, e isso certamente se tornou um forte concorrente ao mercado de eventos.

  1. Uma ferramenta que reúna todas as soluções necessárias em um lugar: por fim, o que não poderá faltar nessa retomada é uma ferramenta que reúna tudo o que o empreendedor vai precisar para modernizar seu evento e deixá-lo mais atrativo em apenas um lugar. Uma tecnologia de ponta a ponta, que alie todos esses elementos, acabará atendendo tanto o público B2C – com a otimização e gestão das vendas, relatórios em tempo real, canais digitais e sistema completo para comissários, por exemplo – e B2B, com uma experiência personalizada aos consumidores finais.