143 views 4 mins

5 passos para fortalecer sua segurança digital e privacidade online

em Tecnologia
terça-feira, 31 de outubro de 2023

Maria Eduarda Melo (*)

O Brasileiro está cada vez mais conectado, segundo pesquisa da NordVPN, a população do país passa o equivalente a mais de 41 anos da sua vida online, e por isso torna-se ainda mais essencial melhorar hábitos de segurança digital. De acordo com dados recentes do Banco Central, quase 150 milhões de pessoas usam esse meio de pagamento instantâneo e online, que entrou em funcionamento em novembro de 2020. Com as armadilhas do mundo digital, os golpistas estão aperfeiçoando ferramentas para roubar dados, acessar páginas de redes sociais e contas bancárias, e por isso é preciso ter cautela e utilizar recursos que mantenham informações pessoais seguras.

Veja cinco recomendações simples que podem facilitar a vida dos internautas e aperfeiçoar a segurança durante a navegação na internet.

1 – Utilizar senhas fortes e únicas
Usar uma palavra-chave forte é uma ação primordial de segurança. Muitas pessoas usam sequências numéricas comuns como 123456, data de aniversário ou nome de time, esses são exemplos de palavras-chaves fracas e fáceis de serem quebradas pelos hackers. Ao criar uma senha, o ideal é fazer uma junção de números, letras e caracteres especiais. Além disso, é importante variar, não é recomendado que a pessoa utilize a mesma senha para diferentes contas e serviços digitais.
Para isso, contar com um gerenciador de senhas pode ser a chave do sucesso! Com um gerenciador como o NordPass, você garante mais segurança.

2 – Sempre ativar a autenticação multifator
A autenticação multifator verifica múltiplos aspectos da identidade de uma pessoa antes de permitir que ela acesse um aplicativo ou conta online. Um exemplo de avaliação são as perguntas de segurança ou o código único que é enviado para o número de telefone do usuário, tudo isso adiciona uma camada extra de segurança a uma conta online.

3 – Atualização de softwares e aplicativos
As atualizações não existem apenas para melhorar a performance de um determinado aplicativo ou programa, mas também para corrigir vulnerabilidades que podem facilitar a vida de especialistas em roubar dados na internet. Ao atualizar um App regularmente, o usuário garante que os patches de segurança sejam aplicados prontamente, reduzindo o risco de exploração por cibercriminosos.

4 – Usar VPN hoje e sempre
VPN significa ‘Virtual Private Network’ (Rede Privada Virtual), ela protege a navegação na internet porque faz uma criptografia do tráfego na rede e roteia a conexão por meio de um servidor remoto. Desta forma, dados como IP, localização geográfica, histórico de buscas e de downloads são ocultados, protegendo as informações pessoais. É especialmente importante contar com uma VPN ao se conectar com redes Wi-Fi públicas.

5 – Cuidado com as configurações de privacidade nas redes sociais
Compartilhamos muitas informações pessoais na internet, especialmente nas mídias sociais, muitas vezes até mesmo sem perceber. Nem sempre prestarmos atenção devida aos termos de permissões que autorizamos quando criamos uma conta. Assim, vale revisar e ajustar configurações de privacidade nas plataformas que usamos, para garantir a segurança dos dados. Uma dica para proteção da privacidade é limitar o acesso a dados pessoais e escolher as permissões mínimas necessárias.
No fim, vale destacar a importância de se resguardar ao usar redes sociais. É preciso tomar cuidado ao compartilhar dados ou informações com outros usuários.

(*) Country manager da NordVPN no Brasil.