Executivo da Desbrava Data traz as melhores estratégias para tornar um conteúdo corporativo viral na rede social.
Estudo recente da Opinion Box revelou que a presença das empresas no Tik Tok vem sendo percebida positivamente pelos usuários, com 56% dos entrevistados afirmando seguir alguma marca ou empresa na rede social e 66% concordando que o aplicativo é capaz de aproximar pessoas e organizações.
O crescimento da plataforma que chegou no país apenas em 2018 demonstra mais um espaço promissor para marcas e empresas divulgarem seus serviços e produtos de forma leve e descontraída. “O TikTok tem se configurado como uma das principais plataformas para social commerce, principalmente por meio de live commerce, ou seja, lives em que as marcas vendem e apresentam branded content usando influenciadores”, destaca Paulo Pereira, CEO da Desbrava Data, plataforma SAAS de monitoramento e gerenciamento de dados nas redes sociais.
Para auxiliar marcas e empresas a crescerem nessa rede, Paulo Pereira traz cinco dicas e estratégias para viralizar no TikTok.
- Siga as tendências atuais
Tenha certeza de que você está aproveitando ao máximo a tendência no momento: sons virais, memes, desafios e hashtags. “Utilizar as tendências mais populares no TikTok como base para a produção de conteúdo criativo pode realmente ajudar a diferenciar sua marca. Contudo, para estar atento às tendências, não basta apenas um olhar clínico e antenado. Utilizar ferramentas que analisem e acompanhem a rede social é crucial para pensar e executar estratégias bem-sucedidas”, alerta o CEO.
Um exemplo de ferramenta que pode facilitar um planejamento mais assertivo é a Análise de Perfis e Hashtags, oferecido pela Desbrava Data na sua ferramenta de Social Analytics. Ela é uma das primeiras soluções brasileiras a trazer o monitoramento de perfis e hashtags do TikTok para o mercado. Esta solução traz diversos insights relacionados aos seguidores, views, likes e a evolução de engajamento e do perfil. Em relação às hashtags, indica, entre outras informações, os perfis que mais estão usando determinada hashtag, top posts e posts mais recentes que também a estão usando.
“Todas essas informações direcionam as estratégias de divulgação e a criação de conteúdo, para que estejam alinhados aos resultados pretendidos”, reforça o executivo.
- Aumente a autoridade de sua conta
O raciocínio é simples: um vídeo tem muito mais probabilidade de se tornar viral se vier de uma conta confiável e de qualidade. Isso significa fazer envios consistentes e regulares ao longo do tempo, demonstrando a confiabilidade de sua conta na plataforma.
Certifique-se de limitar o número de vezes que você remove vídeos, pois isso indica ao algoritmo que você tem tendência a lançar conteúdo de baixa qualidade.
Outra forma de fazer isso é não repostar conteúdo. O algoritmo do TikTok tende a sinalizar como conteúdo de baixa qualidade, reaproveitado. Além disso, o conteúdo que funciona em uma rede social não necessariamente funcionará em outra. Os usuários do TikTok desejam consumir conteúdo nativo e orgânico da plataforma.
- Reforce e impulsione o seu conteúdo
Se você tem um vídeo que começa a ganhar força é essencial reforçá-lo e rápido! Publique novamente, responda e crie vídeos adicionais imediatamente. “A velocidade e a variedade de engajamento são importantes no TikTok, fazendo com que os usuários ajudem o conteúdo a ser visto cada vez por mais pessoas. Acompanhe esse vídeo rapidamente com novos conteúdos para maximizar seu alcance e continuar construindo essa autoridade”, orienta Pereira.
Uma ótima maneira de impulsionar peças de conteúdo envolvente é usar influenciadores ou interagir com eles. Os influenciadores têm suas próprias comunidades de fãs no aplicativo e, ao contar com a ajuda deles para enfrentar o seu desafio ou ideia usando uma hashtag, você pode acessar centenas de milhares de usuários que ainda não conheciam o seu perfil.
- Faça vídeos curtos
O ideal é que seus vídeos tenham de 10 a 15 segundos no total, para maximizar o tempo de exibição e as taxas de conclusão. Essas métricas realmente importam no TikTok e mostrarão ao algoritmo que vale a pena compartilhar seu vídeo para um número maior de usuários. - Use promoções cruzadas para envolvimento extra
Se sua empresa já possui uma base de fãs existente em outra plataforma, use isso a seu favor. Compartilhe seus novos vídeos com essas outras plataformas e direcione o tráfego de volta para sua conta do TikTok. Se você não tem um número considerável de seguidores, isso ainda pode ser alcançado com a ajuda de influenciadores – algo que é muito poderoso para levar seu conteúdo a níveis virais.
“Alguns novos compartilhamentos poderosos recebidos logo após a publicação aumentarão a velocidade com que você recebe engajamento, além de aumentar a variedade de engajamento que seu conteúdo atrai. Esses são dois fatores críticos para impulsionar o desempenho no algoritmo TikTok. Tudo se resume a velocidade e diversidade de engajamento. Um vídeo de resposta (como um dueto) é realmente valioso – mais do que um like ou um comentário. Portanto, crie conteúdos incentivando uma resposta. O espírito de comunidade é tudo”, finaliza o CEO.