Mônica Schimenes (*) Muitos desafios fazem parte da história do empreendedorismo feminino, como situações onde as mulheres são inferiorizadas e consideradas incapazes simplesmente por serem quem são e por carregarem papéis tão significativos fora do mundo empresarial. Há décadas essas mesmas mulheres vêm lutando por maior espaço e valorização dentro do mercado de trabalho, mas, […]
O segmento de alimentação fora do lar foi fortemente atingido pela pandemia do coronavírus, e está entre aquelas atividades que enfrentam os maiores obstáculos na retomada. Pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que 85% dos negócios estão faturando menos do que antes, uma realidade mais […]
Carlos Macedo (*) Não há dúvidas que a pandemia trouxe grandes mudanças, principalmente, na tecnologia. Para a empresa que dispunha de um departamento estruturado de tecnologia, foi mais fácil, se assim podemos dizer, minimizar os impactos da pandemia. Mas aquelas que sempre adiaram os investimentos em segurança e inteligência de dados, tiveram que se adaptar […]
Em São Paulo, os bares e restaurantes foram liberados para abertura gradativa. Mas, para retomada efetiva do setor, são necessárias diversas medidas. Em recente levantamento do instituto brasileiro de pesquisa Hibou, 58% dos brasileiros só irão a restaurantes sem aglomeração e 79,5% consideram condicional o uso de máscaras por toda a equipe de atendimento dos […]
Trabalhar mais próximo ao cliente, entendendo suas necessidades e objetivos, analisar dados detalhadamente e utilizá-los de forma estratégica para atingir as metas e garantir o ROI (Retorno Sobre o Investimento) são algumas das vantagens oferecidas por uma agência boutique. Um novo perfil de atendimento no segmento de marketing digital que está conquistando grandes empresas. “As […]
Muito além do faturamento, como saber se uma empresa é eficiente? O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), em parceria com a FIA, divulga o Ranking IBEVAR-FIA 2020, que apresenta as empresas mais eficientes do varejo brasileiro. Com base em dados de 2019, o estudo considera fatores como o número […]
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), as perdas diretas impostas ao comércio pela crise provocada pelo novo coronavírus chegaram a um volume de 124,7 bilhões. A pesquisa aponta que entre 15 de março e 2 de maio houve um corte de 56% no faturamento do varejo comparado ao mesmo período de 2019. […]
Carlos Costa (*) A pandemia da Covid-19 afetou o ambiente de negócios de grande parte das empresas do Brasil e do mundo. Ainda que uma pequena parcela tenha incorporado o bom e velho ditado popular: “enquanto uns choram, outros vendem lenços” e tenham se saído bem na crise (principalmente os e-commerces), a grande maioria tenta […]
Gustavo Carrer (*) Já faz um tempo que ouvimos que as lojas físicas de varejo teriam dificuldades em manter o fluxo. Isso se deve ao aumento de consumo por meios eletrônicos e a participação relevante desse setor no varejo. A aposta era que os consumidores iriam cada vez mais preferir a conveniência e os bons […]
A Caixa e a Confederação Brasileira da Indústria (CNI) fizeram um acordo de cooperação técnica para facilitar o acesso ao crédito por micro e pequenas indústrias. O acordo prevê o enquadramento das empresas direcionadas ao banco pelos Núcleos de Acesso ao Crédito (NACs) estaduais. Os juros podem ser até 28% menos que a taxa balcão […]