75 views 2 mins

Senadores visitam praias atingidas no Nordeste; Davi anuncia decreto

em Política
quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O presidente da República em exercício, Davi Alcolumbre, anunciou ontem (24) a assinatura de um decreto presidencial estendendo por mais dois meses o seguro-defeso a 60 mil pescadores. Ele viajou à Região Nordeste para averiguar a situação das praias atingidas pelo vazamento de petróleo, já considerado um dos maiores desastres ambientais da história do país.

Durante a visita a Barra de São Miguel, em Alagoas, Davi também prometeu editar uma MP para ajudar a mitigar os danos ambientais com mais agilidade. Depois de Alagoas, a comitiva presidencial seguiria para Aracaju. “Nossa presença aqui é um sinal da presença do Poder Executivo no Nordeste para, de uma vez por todas, referendar essa participação decisiva no auxílio à minimização desta tragédia ambiental”, disse Davi, para quem as medidas darão condições aos municípios para contratarem mais trabalhadores, a fim de dar continuidade à retirada dos rejeitos de óleo das praias.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, garantiu que o governo federal tem disponibilizado tecnologias, equipes e parcerias internacionais para identificar as causas do vazamento desde o início do problema. São cerca de 10 mil homens do Exército trabalhando de forma ininterrupta na área, segundo ele. Ao ressaltar que o assunto não deve ser usado com motivações políticas ou demagógicas, o ministro disse que o momento é de trabalho.

Senadores acompanharam a viagem ao Nordeste. O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA), Fabiano Contarato (Rede-ES), destacou o empenho de Davi Alcolumbre sobre o assunto e ressaltou a importância do acompanhamento do vazamento de óleo pelos órgãos que têm legitimidade de fiscalização. O senador alagoano Fernando Collor (Pros) elogiou a iniciativa de Davi de, assim que assumiu a Presidência da República, visitar Alagoas e Sergipe (Ag.Senado).