116 views 3 mins

Senado fechou 2019 com 35 projetos aprovados em favor das mulheres

em Política
quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Trinta e cinco projetos em benefício das mulheres foram aprovados pelo Senado em 2019. São propostas que passaram em comissões, no Plenário, que seguiram para a Câmara e outras que já foram transformadas em normas jurídicas. É o caso da lei que obriga profissionais de saúde a registrar no prontuário médico da paciente e comunicar à polícia, em 24 horas, indícios de violência contra a mulher.

No primeiro semestre, o Senado já havia aprovado matérias em favor das mulheres, como o projeto da ex-senadora Vanessa Grazziotin, que assegura o direito das mães de amamentar em local público ou privado sem sofrer qualquer impedimento. A senadora Leila Barros (PSB-DF) avaliou como significativo o ano legislativo referente à pauta feminina, mas considerou que “sempre se pode fazer mais”. Leila também frisou o alinhamento das ações junto aos parlamentares do sexo masculino, que têm, segundo ela, se mostrado cada vez mais abertos a esse diálogo. 

O senador Jaques Wagner (PT-BA) também destacou a alta produtividade da bancada feminina, “apesar de a Casa contar com pouco mais de 10% de representantes da classe”. Ele ressaltou a importância das propostas legislativas que visam à proteção das mulheres e da educação, como forma de combater os altos índices de violência doméstica registrados no Brasil. 

Depois que Senado e Câmara derrubaram vetos presidenciais, novas leis reforçaram as medidas de cuidado com as mulheres em 2019. É o caso da lei que voltou a prever a competência dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher para ações de divórcio, separação, anulação de casamento ou dissolução de união estável, nos casos de violência. Outra norma que passou a valer é a lei que garante a pacientes do SUS com suspeita de câncer o direito à realização de exames no prazo máximo de 30 dias.  

Entre tantas, outra proposta aprovada pelos senadores e que seguiu para análise pelos deputados torna imprescritíveis e inafiançáveis os crimes de feminicídio e estupro. Apresentada pela senadora licenciada Rose de Freitas (MDB-ES), a proposta pretende acabar com a impunidade porque os acusados poderão ser investigados a qualquer tempo (Ag.Senado).