77 views 2 mins

Projeto facilita laqueadura após parto ou aborto

em Política
segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Maria do Carmo apresentou relatório favorável ao projeto de Randolfe Rodrigues. Foto: Marcos Oliveira/Ag.Senado

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado se reúne amanhã (27) para analisar uma pauta com 29 itens, entre eles, o projeto que facilita o acesso a procedimentos de laqueadura. De autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o projeto tem parecer pela aprovação da senadora Maria do Carmo  Alves (DEM-SE).

O texto permite a realização da laqueadura (bloqueio das trompas para evitar nova gravidez de forma definitiva) no período imediatamente após um parto ou um aborto, inclusive na mesma internação. Atualmente a regulamentação da Lei do Planejamento Familiar proíbe o procedimento de esterilização feminina nos 42 dias após esses eventos. Ao projeto também foi apresentada emenda pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), ainda pendente de análise, que suprime do texto a possibilidade de esterilização imediatamente após a ocorrência de aborto.

“O momento posterior a um aborto, seja aquele espontâneo ou sejam aqueles presentes na lei, estão ambos revestidos de relevante carga emocional, a qual sem dúvida fragiliza o psicológico da parturiente e de sua família. Entendo que, dessa forma, ao possibilitar de imediato a laqueadura — procedimento com risco de não reversão — tal decisão poderá ser tomada de forma precipitada e sem a devida reflexão necessária”, alega Girão na justificativa da emenda (Ag.Senado).