68 views 16 mins

Política 02/09/2016

em Política
quinta-feira, 01 de setembro de 2016
Michel Temer com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e líderes de partidos da base do governo.

Líderes partidários avaliam prioridades do governo Temer

Michel Temer com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e líderes de partidos da base do governo.

Para os deputados da base aliada, o novo governo terá a chance de aprovar medidas para a retomada do crescimento econômico, que consideram que foram negligenciadas pelo governo Dilma, sobretudo o ajuste fiscal

Já para os oposicionistas, a estratégia é montar resistência a pautas impopulares, como as reformas previdenciária e trabalhista, e o corte de programas sociais.
O líder do governo, deputado Andre Moura (PSC-SE), acredita que o Congresso dará apoio às questões relevantes propostas pelo Executivo. “A reforma previdenciária chega a Casa, muito provavelmente, até o mês de outubro e a reforma trabalhista até o final do ano. São matérias que o governo vai enfrentar”, disse ao observar que o Plenário aprovou matérias do interesse do Planalto: a proposta de renegociação da dívida dos estados e medidas provisórias.
Moura destacou ainda o esforço para a aprovação da proposta que retira da Petrobras a obrigatoriedade de participar com 30% na exploração do pré-sal. O debate do texto foi suspenso, mas será retomado em sessão marcada para o próximo dia 12. Segundo ele, a medida é urgente em virtude da dificuldade que atravessa hoje a Petrobras. “O pré-sal é prioridade, sabemos da dificuldade que atravessa a Petrobras por conta da corrupção do governo do petista”, disse.
Para o vice-líder da minoria, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), as medidas propostas vão encontrar dificuldades na aprovação. “Por enquanto, o governo tem uma ampla maioria, que obteve a partir do movimento contra a presidenta Dilma. Essa maioria tem contradições que começam a aparecer e que começam a significar problemas na aprovação de projetos. Ela não vai conseguir se manter por tanto tempo assim”, ressaltou.
Já o líder do PSDB, deputado Antonio Imbassahy (BA), considera que Temer retomou o diálogo com o Congresso ainda na interinidade, fato que pode conferir agilidade nas votações. “Com ele efetivado, evidentemente, traz robustez a essas relações, porque ele já é um presidente com horizonte de mandato ampliado. Espero que a oposição se comporte com responsabilidade”, ressaltou (Ag.Câmara).

Aprovação do impeachment foi vitória do povo brasileiro

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), avaliou que o impeachment da ex-presidente Dilma é uma vitória da democracia e do povo brasileiro. O tucano acompanhou todo o processo, desde a apresentação do pedido de afastamento, em 2015, até a votação no Senado.
“É uma vitória do povo brasileiro, que foi às ruas manifestar sua indignação perante uma presidente que não soube honrar o mandato, violou a Constituição e descumpriu leis, notadamente a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou. O líder afirma que a consequência da má gestão foi a destruição da economia, deixando quase 12 milhões de desempregados e famílias endividadas.
A perspectiva para o futuro do país é positiva, acredita Imbassahy. “A decisão tomada hoje pelos senadores tira uma presidente que não poderia permanecer no cargo. Agora vem um cenário novo, com a perspectiva de que o país vai conseguir sair da crise. Como estava, era impossível”, completou.
O líder comentou ainda o pronunciamento feito por Dilma após a aprovação do impeachment. A ex-presidente insistiu no discurso de “golpe” e acusou o processo de ser uma “farsa jurídica”. “Que golpe é esse em que a sessão do Senado foi presidida pelo presidente do STF? O que resta ao PT é esse discurso que não cola mais”, reprovou. Para Imbassahy, Dilma não soube honrar o mandato, por isso mereceu ser afastada (psdbnacamara).

Novas regras para serviços de atendimento ao consumidor

Fábio Sousa: é frequente a situação em que o consumidor tem a sua ligação subitamente interrompida.

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprovou proposta que regula o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) – o serviço de atendimento telefônico das empresas para resolver demandas dos consumidores, como dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento de contratos e de serviços. Entre outros pontos, a proposta estabelece que, no caso de queda da comunicação por qualquer motivo, o atendente do SAC deverá retornar imediatamente a ligação ao consumidor.
“É frequente a situação em que o consumidor, já tendo passado por extensos menus e depois de inúmeras escolhas, na iminência de ser atendido, tem sua ligação subitamente interrompida. Essa situação, além de desgastante, sujeita o consumidor a custos adicionais das ligações, sem que a culpa tenha sido dele”, observou o relator na comissão, deputado Fábio Sousa (PSDB-GO).
O substitutivo estabelece ainda outras normas para regular o serviço de atendimento ao consumidor. Entre outros pontos, o substitutivo determina que as ligações para o SAC serão gratuitas, assim como o atendimento das solicitações e demandas do consumidor. Além disso, o texto diz que o SAC garantirá ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de serviços.
O SAC estará disponível, ininterruptamente, durante 24 horas por dia e sete dias por semana, ressalvado o disposto em normas específicas. O atendente, para exercer suas funções no SAC, deve ser capacitado com as habilidades técnicas e procedimentais necessárias para realizar o adequado atendimento ao consumidor, em linguagem clara. De acordo com o texto, todas as reclamações do consumidor deverão resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis a contar do registro. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça (Ag.Câmara).

Motorista deve ressarcir gastos com vítima de acidente

O motorista que praticar crime de homicídio ou lesão corporal, em virtude de capacidade psicomotora alterada pela influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência, poderá ter de ressarcir o SUS pelos gastos com socorro, atendimento e tratamento à saúde da vítima.
É o que prevê o projeto do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), em tramitação na Câmara.
“Ao lado das tragédias humanas causadas por esses motoristas insensatos, ainda há os elevados gastos incorridos pelo Sistema Único de Saúde para socorro, atendimento e tratamento à saúde das vítimas e dos próprios condutores de veículos, em virtude dos acidentes de trânsito que provocam”, destacou o parlamentar. A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça (Ag.Câmara).

Cristovam Buarque foi hostilizado no Senado

Senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Um dia após o Senado aprovar o impeachment de Dilma Rousseff, a Casa amanheceu ontem (1º) com corredores praticamente vazios e quase nenhum senador. Nem de longe, o Senado lembrou a agitação dos últimos dias. A manhã só não foi tranquila para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Presidente da Comissão de Educação, única a manter a agenda ontem, Cristovam teve de encerrar os trabalhos bem antes do previsto, depois de ter sido hostilizado por professores e alunos de escolas do Distrito Federal.
Ex-petista e ex-ministro da Educação do governo Lula, Cristovam foi um dos 61 senadores que votaram a favor do afastamento definitivo de Dilma Rousseff. “De repente, comecei a ouvir os gritos de golpista, golpista, golpista. Fiquei nove anos fora do Brasil para não conviver com golpistas. Não quero que ninguém conviva com golpistas. Como ali eles achavam que a mesa estava sendo comandada por um golpista, em homenagem a eles, que não têm coragem de se exilar, como eu fiz, preferi sair e suspender a sessão”, explicou o senador.
Cristovam acrescentou que não se sentiu agredido, mas incomodado. “Tanto que saí passando pelo meio dos manifestantes e ninguém tocou um dedo em mim”. Para não alimentar ainda mais o clima hostil, Cristovam convidou os manifestantes que estavam sentados no plenário da comissão a se posicionar atrás dele com os cartazes com inscrições “golpista”. De acordo com o senador, desse modo as câmeras da TV Senado poderiam registrar melhor o protesto. O grupo deixou a sala da comissão conduzido até a saída do Senado pela Polícia Legislativa da Casa. Dentro da audiência teve ainda uma galera que começou a gritar “Tchau, querida!”, disse a presidente da União dos Estudantes Secundaristas do DF (Uesdf), Taís de Oliveira Soares (ABr).

Ministro defende reforma da Previdência

Ao apresentar a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que é urgente a discussão da reforma previdenciária. Pelos dados do governo, o deficit para a Previdência chegará a R$ 181,2 bilhões em 2017, o equivalente a 2,7% do PIB. “Ele era de 1% do PIB em 2014. Em 3 anos, cresceu 170%. Os gráficos mostram a urgência, a importância e a necessidade da discussão sobre a reforma da previdência”, afirmou.
“O que temos ao longo do tempo é um crescimento das despesas obrigatórias e uma contenção daquilo que o governo pode fazer. E o que o governo pode reduzir, ele está fazendo”. Ainda de acordo com Dyogo Oliveira, não haverá novos concursos em 2017, com exceção dos previstos na proposta de LDO de 2017, como em casos de substituição de terceirizados.
A proposta orçamentária de 2017 também prevê correção de 5% na tabela do Imposto de Renda; e reajustes para os ministros do STF e outras carreiras de servidores. A LOA foi entregue por Oliveira e pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, logo após a posse do presidente da República, Michel Temer (Ag.Câmara).

Projeto proíbe aplicativo que alertar blitz no trânsito

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprovou proposta que proíbe o uso de aplicativos na internet para alertar motoristas sobre a ocorrência de blitz de trânsito. Pelo texto, o provedor de aplicações de internet deverá tornar indisponível o conteúdo em desacordo com a regra.
Os infratores estarão sujeitos a multa de até R$ 50 mil. A mesma multa valerá para os usuários que fornecerem informações sobre a ocorrência e localização de blitz para aplicativos ou outros programas na internet.
A lei atual classifica como infração gravíssima apenas o uso de dispositivo localizador de radar. A pena para essa infração, que é mantida pelo projeto no caso de uso de aplicativo, é multa e apreensão do veículo. O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Fábio Sousa (PSDB-GO) ao projeto do ex-deputado Major Fábio, que originalmente proíbe o uso de aplicativos e também de redes sociais para alertas sobre blitz e prevê multa de R$ 50 mil para os infratores.
Por outro lado, a proibição do uso de aplicativos foi justificada por Fábio Sousa com o argumento de que os meios de comunicações não devem ser utilizados para a facilitação do crime. “Aplicativos de internet estão sendo utilizados por muitos infratores para burlar a ação protetora da vida”. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça (Ag.Câmara).