79 views 2 mins

PEC dos Precatórios segue para a Câmara

em Política
quinta-feira, 10 de outubro de 2019

O Plenário do Senado aprovou a PEC que prorroga até 2028 o prazo para estados e municípios quitarem seus precatórios — dívidas geradas por condenações judiciais — dentro de um regime especial pagamento. Atualmente, o prazo previsto é até 2024. A proposta, que busca aliviar a situação econômica desses entes federados, foi aprovada na CCJ e enviada em regime de urgência para Plenário.
Assim, por acordo entre as lideranças, a PEC não teve que cumprir todos os ritos e prazos. Aprovada de forma unânime, com 56 votos favoráveis em primeiro turno e outros 55 em segundo, a proposta segue agora para a análise da Câmara dos Deputados. A iniciativa da PEC é do senador José Serra. Ele próprio foi o autor da PEC que prorrogou o prazo para o pagamento dos precatórios até 2024. A principal intenção era compatibilizar as dificuldades financeiras dos entes federados e os direitos dos beneficiários dos precatórios.

Para Serra, a nova prorrogação foi necessária em razão da continuidade da crise fiscal, que impõe a estados e municípios um desafio ainda maior para equilibrar seus orçamentos. A extensão do prazo de pagamento dos precatórios, segundo o senador, garante uma folga orçamentária de R$ 3,8 bilhões ao ano, o que facilita a execução dos planos de pagamento e o processo de ajuste fiscal (Ag.Senado).