62 views 2 mins

Nova chanceler boliviana não quer voltar ao passado

em Política
quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Presidente autoproclamada Jeanine Áñez empossa nova chanceler da Bolívia. Foto: Carlos Rawlins/Reuters

A professora e diplomata de carreira Karen Longaric foi empossada como ministra das Relações Exteriores da Bolívia pela autoproclamada presidente do país, Jeanine Áñez. Longaric afirmou que a Bolívia assumirá um papel “sem falso protagonismo nem posturas histriônicas”, descartando a adoção de medidas consideradas histéricas e exageradas. “Não é um governo que quer voltar ao passado”, afirmou.

A nova chanceler do país disse que espera a renúncia de embaixadores que não são diplomatas de carreira, mas que ocupam o cargo por indicações políticas da administração de Evo Morales. “Vamos mudar todos os embaixadores que estão por designação política. Renovaremos, colocaremos as melhores pessoas, mais eficientes, as que podem contribuir com o país”, afirmou.

No entanto, pelo menos dois embaixadores já se manifestaram contra a declaração da nova chanceler. Sacha Llorenti, embaixador da Bolívia na Organização das Nações Unidas (ONU), e Ariana Campero, ex-ministra da Saúde e embaixadora em Cuba, afirmaram que não vão renunciar. A nova chanceler disse que buscará reconstruir a política exterior e as relações “desgastadas” da Bolívia com outros países.

“O diálogo implica que vamos fortalecer as relações com os países vizinhos. É importante conversar com o Chile, temos muitas questões que nos vinculam na agenda bilateral e assim será”, disse. “É claro que fortaleceremos nossas relações com os Estados Unidos, com a União Europeia e com todos os países em geral”, concluiu (ABr).