71 views 53 secs

EUA e China assinam 1ª fase de acordo comercial

em Política
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, assinaram ontem (15), em Washington, a primeira fase do acordo comercial entre os dois países. Em uma longa cerimônia na Casa Branca, Trump disse que o pacto é ‘histórico’ e ‘corrige erros do passado’. “A fase 1 é um importante passo rumo a trocas comerciais corretas com a China”, afirmou o presidente dos EUA, acrescentando que visitará o país asiático 1em um futuro não distante’.

Já Liu He leu uma carta do mandatário chinês, Xi Jinping, que diz que o acordo é “vantajoso” para os dois lados e “para o mundo”. O pacto foi anunciado em 13 de dezembro e determinou uma trégua na guerra tarifária entre as maiores economias do planeta. O texto evita novas sobretaxas alfandegárias dos EUA contra importações chinesas, reforça as normas de proteção à propriedade intelectual e tecnológica e amplia o acesso de empresas e agricultores americanos ao mercado do país asiático.

A China se comprometeu a importar mais US$ 200 bilhões dos EUA pelos próximos dois anos para reduzir o déficit comercial americano nas relações bilaterais. As sobretaxas de 25% já vigentes contra US$ 250 bilhões em bens chineses permanecerão em vigor até o fim das negociações da “fase 2” do acordo (ANSA).