71 views 3 mins

Carta de apoio à segunda instância já foi assinada por 37 senadores

em Política
sexta-feira, 01 de novembro de 2019

Lasier Martins já tem o apoio de 37 senadores. Foto: Marcos Oliveira/Ag.Senado

O STF marcou para a próxim quinta-feira 97), a continuação do julgamento que deve decidir se o cumprimento da prisão será logo após a confirmação da condenação em segunda instância ou apenas depois de esgotados os recursos. O senador Lasier Martins (Podemos-RS) anunciou que enviará uma carta aberta ao STF apoiando o cumprimento da pena logo após a segunda instância. Ele lembra que o Congresso está tratando do assunto.

“Já temos 37 assinaturas de senadoras e senadores que apoiam a carta aberta de minha autoria, que defende a manutenção da prisão em segunda instância. O documento será entregue ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli”, registrou. Na Câmara, os deputados estão analisando a proposta do deputado Alex Manente (Cidadania-SP). No Senado, matéria semelhante está em análise na CCJ) Do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), a proposta tem a senadora Juíza Selma (Podemos-MT) como relatora.

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) assinou a carta de Lasier em apoio à prisão em segunda instância. Heinze lembrou que a proposta já tem relatório favorável e já pode ser votada na CCJ e enviada com urgência para o Plenário. Segundo o senador, a ideia é acabar com a insegurança jurídica e colocar esta emenda na Constituição, impedindo injustiças. Pelo Twitter, Heinze afirmou que a medida pode ser “uma resposta do Senado e do Congresso ao povo brasileiro, diante daqueles que buscam atalhos para a impunidade”.

A senadora Leila Barros (PSB-DF) também assinou a carta de Lasier. Argumenta que após a segunda instância não mais se discute a materialidade do fato, nem existe mais produção de provas. “A utilização dos recursos tem servido para retardar o cumprimento da pena. A lei deve valer para todos!”, disse a senadora por meio do Twitter.
Os senadores Alvaro Dias (Podemos-PR), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Soraya Thronicke (PSL-MS), Romário (Podemos-RJ) e Fabiano Contarato (Rede-ES), também informaram pelo Twitter que já assinaram a carta de Lasier (Ag.Senado).