78 views 43 secs

Burocracia dificulta andamento de obras de saneamento

em Política
segunda-feira, 28 de outubro de 2019

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) afirmou que não é somente por falta de dinheiro que os serviços de saneamento básico não são universalizados em muitas localidades do país. Segundo ele, as idas e vindas para aprovar os projetos junto à Caixa Econômica Federal e a falta de bom-senso do Tribunal de Contas da União na hora de fiscalizar o uso dos recursos públicos também dificultam o andamento de obras importantes para quem mora nas localidades sem serviço de tratamento de água e esgoto.

Por causa da demora e dos entraves provocados pela burocracia, o dinheiro destinado ao financiamento de projetos se perde, lamentou o senador. “Qual é o prejuízo social de não fazer a obra? Quem é criminoso? Quem deveria estar preso? Não é nem o governador nem ninguém. É essa esculhambação, essa falta de criatividade, de entendimento, que a gente tem de arrumar”, disse.

Confúcio relacionou os investimentos em saneamento básico com a incidência de doenças e o desempenho escolar de estudantes. Segundo ele, sem água e esgoto tratados, o nível de adoecimento é maior, obrigando os estudantes a se ausentarem das aulas para tratamento da saúde (Ag.Senado).