65 views 2 mins

Bolsonaro participa de comemoração do Dia do Marinheiro

em Política
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

O presidente citou o trabalho nas fronteiras marítimas do país.
Foto: Antonio Cruz/ABr

O presidente Jair Bolsonaro participou na sexta-feira (13) da celebração ao Dia do Marinheiro e disse que o governo precisa dar meios para que os militares cumpram seu papel. “Em todos os momentos que a história assim desejou, os militares cumpriram com seu papel. Precisamos dar meios para que eles realmente possam fornecer a segurança devida para o progresso da nação”, disse, na cerimônia no Grupamento dos Fuzileiros Navais, em Brasília.

“Os nossos desafios são muitos, ninguém pode nada sozinho, aí eu tenho a gratidão às Forças Armadas, à população como um todo e à Câmara e ao Senado que tem nos ajudado a construir esse futuro. Sem se esquecer do Poder Judiciário, em especial o nosso STF, que em muitas medidas tem nos ajudado a garantir a governabilidade”, disse.

O presidente ainda citou o trabalho e os desafios das Forças Armadas na região amazônica e nas fronteiras marítimas do país. “Os senhores da Marinha têm pela frente a Amazônia Azul, um pouco diferente da nossa Amazônia verde, mas igualmente rica”, disse. “Não existe honra maior a um chefe de Estado do que estar em uma solenidade como essa dirigindo a palavra a pessoas tão comprometidas com o futuro da pátria”.

O Dia do Marinheiro foi instituído em homenagem à data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, em 13 de dezembro de 1807. Durante a cerimônia também foi entregue a Medalha Mérito Tamandaré, que é destinada a “homenagear autoridades, instituições, civis e militares, que tenham prestado relevantes serviços, no sentido de divulgar ou fortalecer as tradições navais e realçar seus vultos históricos” (ABr).