93 views 2 mins

Autonomia do Banco Central e a nova lei cambial

em Política
terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Rodrigo Maia quer organizar os esforços de votação neste semestre. Foto: Pablo Valadares/Ag.Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, anunciou que pretende pautar neste primeiro semestre os projetos de autonomia do Banco Central e do novo marco legal para o mercado de câmbio no Brasil. Ele esteve reunido com o presidente do BC, Roberto Campos Neto. “A partir do início de fevereiro, queremos construir maioria para aprovar essas propostas que estão prontas para ir a voto”, afirmou.

O presidente da Câmara informou que reunirá os líderes partidários para organizar os esforços para a votação. Ele quer submeter aos líderes o parecer do deputado Celso Maldaner (MDB-SC) à proposta de autonomia do Banco Central, apresentado na legislatura passada. Para garantir o crescimento da economia neste ano, Rodrigo afirmou que cada um dos poderes deve fazer a sua parte. O Legislativo, segundo ele, deve organizar a pauta para garantir sinalização positiva em várias áreas, sobretudo, meio ambiente.

Ele destacou como prioridade proposta que penaliza com mais rigor as queimadas. Segundo o presidente, o tema já teria sido negociado com as frentes parlamentares da Agropecuária e do Meio Ambiente. A Câmara analisa diversos projetos sobre o tema. Sobre recriar os ministérios da Segurança Pública e da Cultura, ressaltou que a recriação das pastas não necessariamente representa aumento de gastos. Considera o mesmo sobre a cultura. “Vai reorganizar a relação da pasta com a sociedade, tão machucada nos últimos tempos”, afirmou (Ag.Câmara).