69 views 55 secs

25% das vagas na segurança pública para mulheres

em Política
quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Projeto do deputado Roberto Pessoa (PSDB-CE), em análise na Câmara dos Deputados reserva para as mulheres 25% das vagas oferecidas nos concursos públicos futuros na área de segurança pública. A reserva constará dos editais dos concursos públicos, que deverão especificar o total de vagas correspondentes para cada cargo oferecido. As candidatas concorrerão ao mesmo tempo às vagas reservadas e às destinadas à concorrência geral, de acordo com a sua classificação no concurso.

Caso não haja candidatas aprovadas em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, conforme a classificação. Segundo Pessoa, a proposta tem o objetivo de subsidiar a formulação de projetos e políticas pautadas pelo respeito à igualdade de gênero.

“A participação feminina nas polícias civis corresponde a menos de 20% do efetivo nacional. Nas polícias militares e nos bombeiros, essa participação é de 7,2% e 7,9%, respectivamente. Nessas duas corporações militares, vários estados ainda mantêm as cotas para o ingresso de mulheres, variando de 10% a 15% das vagas disponibilizadas a cada concurso”, apontou o parlamentar. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões dos Direitos da Mulher; de Trabalho, de Administração; e de Constituição e Justiça (Ag.Câmara).